Diretor Regional da Habitação destaca política de investimento na reabilitação de habitações degradas

0
10
DR

O Diretor Regional da Habitação destacou, em São Miguel, as melhorias que se têm vindo a registar no parque habitacional da Região, como resultado de uma “forte política de investimento na reabilitação de habitação degradada”.

Orlando Goulart, que falava segunda-feira durante uma visita à freguesia da Covoada, no concelho de Ponta Delgada, afirmou ser “muito gratificante verificar que o dinheiro dos impostos dos Açorianos é muito bem empregue, quando se pode constatar a felicidade das famílias que viram as suas condições habitacionais substancialmente melhoradas por via deste investimento”.

O Diretor Regional visitou habitações reabilitadas com verbas transferidas para a Junta de Freguesia, através de um acordo de colaboração com a Secretaria Regional da Solidariedade Social, considerando que têm permitido dinamizar a reabilitação urbana de várias freguesias dos Açores.

Este tipo de cooperação do Governo Regional com as autarquias permite apoiar famílias com mais dificuldades em gerir os apoios e a resolução de casos particulares, difíceis de resolver pelos apoios normais.

A melhoria do estado de conservação do parque habitacional da Região resulta do forte investimento na recuperação de habitação degradada que o Governo dos Açores tem mantido nos últimos anos, cifrando-se nesta legislatura em cerca 13 milhões de euros autorizados para reabilitação de habitação, abrangendo cerca de 1.000 famílias.

Este investimento também é composto por verbas atribuídas indiretamente a famílias açorianas, por via de acordos de colaboração celebrados com as juntas de freguesias e protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO