É necessário reverter o estado de abandono em que o PS deixou a ilha de Santa Maria

0
21
DR
DR

O Grupo Parlamentar do PPM deslocou-se, entre os dias 17 e 21 de março, a Santa Maria. No âmbito da visita realizada, o Grupo Parlamentar do PPM constatou que é necessário desenvolver, de forma urgente, ações concretas que possam reverter o estado de
abandono em que os governos do partido socialista deixaram a ilha
de Santa Maria.

A rede viária da ilha encontra-se num estado lastimável. Existem amplos troços que precisam de ser reparados com muita urgência. Mesmo em locais que foram intervencionados recentemente pelo anterior governo, como o acesso à Baía de São Lourenço, a rede viária encontra-se inexplicavelmente degradada. Parece que a obra
tem 30 ou 40 anos, quando a verdade é que muito recente. Este facto revela bem a falta de qualidade da intervenção realizada.

Santa Maria precisa que seja implementado um plano de recuperação geral da sua rede viária, que é, neste momento, uma das piores dos Açores. Mas não será com o atual serviço de obras públicas presente na ilha. O mesmo encontra-se numa situação
limite. Mal dirigido, sem meios e sem maquinaria. O estaleiro do serviço, no qual os trabalhadores tomam as suas refeições, tem condições verdadeiramente abjetas. Não é possível continuar a submeter os trabalhadores a este tipo de condições de trabalho.

A proteção da orla costeira da ilha foi completamente descuidada ao longo dos últimos anos e encontra-se, em vários locais, numa situação visivelmente degradada. O caso da Praia Formosa é particularmente grave por tudo o que este local representa no âmbito do desenvolvimento turístico da ilha e da proteção de pessoas e bens.

A governação socialista deixou por resolver a questão da reabilitação do parque habitacional da vastíssima zona envolvente ao Aeroporto de Santa Maria, que se encontra gravemente degradada há décadas. É necessário dar um impulso decisivo a esta recuperação e inverter o resultado de décadas de inércia nesta matéria.

Na área da educação o Grupo Parlamentar do PPM pugnará, ao longo da atual legislatura, pela completa reabilitação dos edifícios que integram a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que apresentam, em particular no seu edifício sede, um estado de
degradação inaceitável. O Grupo Parlamentar do PPM considera ainda urgente dotar o reabilitado edifício do antigo ‘Cinema do Aeroporto’ de Santa Maria dos equipamentos necessários para que possa ser rapidamente colocado ao serviço das atividades recreativas, culturais e de lazer a desenvolver na ilha.

Santa Maria enfrenta múltiplos constrangimentos e inércias instaladas em áreas como a agricultura, as pescas ou os transportes pela anterior governação socialista. Importa iniciar um ciclo de novas políticas que superem antigos conflitos de jurisdição entre entidades.
O Governo Regional deve, em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Vila do Porto, planificar e implementar um conjunto de grandes obras de requalificação na ilha de Santa Maria.

O Grupo Parlamentar do PPM tudo fará para juntar as sinergias necessárias para retirar a ilha de Santa Maria do estado de abandono em que os socialistas a deixaram.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO