Eleições legislativas – CDU defende propostas para os rendimentos dos açorianos e ligações marítimas regulares no grupo central

0
6
DR/CDU
DR/CDU

Com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP e sob o lema “Um Projeto de Futuro para os Açores”, a campanha eleitoral da CDU no Faial, para as eleições legislativas regionais, decorreu na passada semana.
De acordo a nota de imprensa do partido, o “programa da CDU consiste em dezenas de propostas para todas as áreas da vida e da Região, apresenta dez medidas urgentes para repor rendimentos, aliviar as dificuldades das famílias e relançar a criação de emprego, como sejam o aumento do complemento regional ao salário mínimo, o aumento das baixas reformas, das pensões e dos salários.
Nesta ocasião, a primeira candidata da CDU pelo Faial referiu a importância de se conhecer

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura
os problemas da ilha. Sobre isto, frisou que “procuramos intervir diariamente, pois estamos atentos aos problemas do Faial. Sempre estivemos, mesmo sem eleitos, e sempre estaremos, pois essa é a nossa forma de estar”.
Paula Decq Mota salientou ainda que é fundamental “a eleição de um deputado da CDU pelo Faial é uma realidade perfeitamente ao nosso alcance, como já o foi no passado, e toda a gente reconhece que, quando isso aconteceu, o Faial e os faialenses ficaram a ganhar. Acreditamos que será também assim desta vez”.
Interveio depois o Secretário-geral do PCP que afirmou serem “estas duas semanas que nos separam do dia das eleições são de grande importância no trabalho de esclarecimento” da população, reforçando que “todos os votos vão contar para o reforço da CDU nas eleições de 25 de Outubro”.
“É por isso que dia 25 é tão importante eleger mais deputados da CDU e reforçar a sua presença parlamentar”, concluiu o líder do PCP.
O candidato Marco Varela CDU defende ligações marítimas regulares no grupo central
O candidato pela CDU às eleições regionais de 25 de outubro, Marco Varela, defendeu na semana passada a existência de ligações marítimas de passageiros e mercadorias regulares em todas as ilhas do grupo central.
“Em matéria de acessibilidades aéreas e marítimas, há muito para fazer. Há necessidade de potencializar o grupo central, em termos dos transportes marítimos de passageiros e mercadorias”, avançou o coordenador do PCP/Açores.
Para o candidato comunista, que é cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral da ilha do Corvo, é preciso também criar condições para que as ligações marítimas à ilha Terceira e à ilha Graciosa “sejam mantidas todo o ano sempre que seja possível”.
“É preciso manter linhas essenciais para o grupo central — a linha lilás e a linha branca — porque também é uma forma de trazer gente e dinamizar o comércio local”, salientou Marco Varela.
O coordenador do PCP/Açores defendeu ainda um reforço dos incentivos para a fixação de população e a melhoria de salários e vínculos de emprego, pois “só havendo população é que uma cidade se torna viva, se torna ativa e se dinamiza o comércio. precisamos de olhar para os incentivos que existem e reforçá-los, nomeadamente em relação aos jovens, seja ao arrendamento, seja à própria compra”.
Por outro lado, o candidato da CDU alertou para as dificuldades por que passam os pequenos comerciantes, propondo a valorização dos produtos regionais e do comércio local.
“Do contacto que fizemos com os comerciantes, há uma nota que é transversal a todos: uma quebra de rendimentos. Muitos deles salientaram que o que têm de receitas praticamente serve só para pagar as despesas”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO