Encontros Sonoros Atlânticos 2022: Concertos na Terceira com estreias mundiais – 21 e 22 de Julho

0
14
blank

 Encontros Sonoros do Atlânticos 

O segundo concerto dos Encontros Sonoros Atlânticos 2022 traz à Terceira o LAVA BRASS QUINTET, composto por Paulo Borges, André Nunes, Edgar Marques, Miguel Moutinho e Antero Ávila, a 21 de Julho, quinta-feira, e uma programação com duas estreias mundiais, de entrada livre.

No Jardim Duque da Terceira, em Angra do Heroísmo, este concerto ao ar livre resulta de um convite ao maestro Antero Ávila, natural da Ilha Terceira, para um concerto à volta das Três Fanfarras de Francisco de Lacerda.

O programa resultante é uma estimulante mostra de música ibérica, que inclui duas obras em estreia mundialPiccola Suite de Sérgio Azevedo, e Continuum Variations do próprio Antero Ávila, bem com paginas inspiradas de musica para metais da Suite Americana de Enrique Crespo, terminado com excertos de West Side Story, de Leonard Bernstein.

Entre 19 de Julho e 17 de Setembro, os Encontros Sonoros Atlânticos 2022 apresentam seis concertos nos Açores e Portugal Continental e um programa com uma estreia nacional e cinco mundiais que destacam a nova geração de criadores e intérpretes.

Com programação pelo compositor Vasco Mendonça e promovido pela Associação Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo, o ciclo desta segunda edição principia em São Jorge, atravessando depois a Terceira, São Miguel e terminando em Lisboa.

Nesta segunda edição dos Encontros Sonoros Atlânticos é ainda apresentado o resultado inicial de um projecto paralelo, mas intimamente relacionado com estes: o primeiro volume de uma edição crítica da música orquestral de Francisco de Lacerda – um trabalho editorial de fôlego que vem colmatar uma lacuna antiga no tratamento do seu espólio orquestral.