Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes, na Madalena, acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

0
17

A Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes, na Madalena, acolhe hoje a sétima edição da fase regional do Concurso Nacional de Leitura (CNL), uma iniciativa da Direção Regional da Educação, através do Plano Regional de Leitura.

Na edição deste ano participam as EBI Canto da Maia e dos Ginetes e a Escola Secundária das Laranjeiras, da ilha de S. Miguel, a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, as EBI de Angra do Heroísmo, Francisco Ferreira Drummond, da Praia da Vitória e dos Biscoitos, da ilha Terceira, a EBS da Calheta e a EBI do Topo, de S. Jorge, as EBS da Madalena e de S. Roque do Pico, e a Escola Secundária Manuel de Arriaga, do Faial.

A fase regional do Concurso Nacional de Leitura desenrola-se em dois etapas, nomeadamente a prova escrita, que foi realizada a 26 de março, e a prova oral, que decorre hoje, na qual participam os cinco melhores alunos de cada nível de ensino selecionados na prova escrita.

O aluno vencedor em cada nível de ensino será o representante da Região Autónoma dos Açores, a 13 de maio, na prova escrita de pré-seleção da fase nacional do Concurso Nacional de Leitura.

Os alunos vencedores a nível regional apenas participarão na “Prova de Palco”, a realizar a 25 de maio, se forem apurados na prova de pré-seleção.

Para além de um certificado, todos os alunos participantes recebem uma lembrança da sua participação no CNL e os três melhores classificados de cada nível de ensino recebem prémios oferecidos pela Direção Regional da Educação.

Por seu turno, a biblioteca da escola do aluno vencedor no respetivo nível de ensino receberá um prémio de 300 euros para a aquisição de livros.

O CNL é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e visa promover o gosto pela leitura e o maior contacto dos alunos com os livros.

A participação no concurso está aberta às escolas das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e conta, nos Açores, com a colaboração do Plano Regional de Leitura, responsável pela realização da fase regional.

O CNL desenrola-se em três fases consecutivas, o que, por cada nível de ensino, proporcionou aos alunos participantes a leitura de dois a quatro livros.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO