ESCOLA EBI LAGOA – PADRE JOÃO JOSÉ AMARAL RECEBEU SELO ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA

0
39
DR

A Câmara Municipal de Lagoa, congratula a Escola Básica e Integrada (EBI) de Lagoa – Padre João José Amaral, que recebeu, ontem, numa cerimónia que decorreu na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, em Vila Franca do Campo, o certificado Escola Amiga da Criança, relativo ao ano 2019, distinção que valorizou os seguintes projetos: Clube Eco Trilhos; Canta Comigo, Leio Contigo e Clube de Proteção Civil. 

Este selo é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da Leya e do psicólogo Eduardo Sá, e visa distinguir as escolas pela realização e concretização de ideias que contribuem para um desenvolvimento mais feliz da criança no seio escolar e na partilha dessas boas práticas. 

Assim sendo, o certificado Escola Amiga da Criança pretende distinguir as escolas onde as comunidades educativas, nomeadamente alunos, professores, auxiliares e pais, se envolvem na realização de projetos adicionais para que os alunos sejam mais felizes, tenham um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social integrado e harmonioso. Desse modo, as ideias que receberam uma distinção serão partilhadas com outros agentes educativos, sendo que, estas escolas são apoiadas e incentivadas para continuar projetos que educam e façam feliz os seus alunos. 

O projeto Clube de Proteção Civil da EBI de Lagoa, tem como principal objetivo dar a conhecer e sensibilizar os alunos, para os diversos agentes e meios da Proteção Civil, através da adoção de comportamentos de proteção e atitudes de prevenção para respostas e comportamentos a ter em situações de emergência ou de catástrofes. 

Por seu turno, o projeto Canta Comigo, Leio Contigo, tem como objetivo a promoção da literacia de leitura, recorrendo à expressão musical aliada à expressão oral, através do

conto. Procurando, desse modo, promover e estimular hábitos de leitura, dinamizar percursos pedagógicos que incentivem o prazer da leitura, desenvolver a competência comunicativa, valorizar o espírito crítico e cultivar a sensibilidade, a criatividade e a imaginação.

 

Finalmente, o Clube Eco Trilho, é um espaço de consciencialização ambiental em harmonia com a prática de atividade física. Assim sendo, são desenvolvidas atividades lúdicas e atrativas, propícias à promoção da consciência ecológica e do gosto pelo contacto com a Natureza. Pretende-se, despertar o interesse para os problemas ambientais, incentivar uma mudança de atitude e a adoção de comportamentos sustentáveis.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO