Escola Profissional da Horta

0
26

E.P.H. recebe escolas europeias parceiras no projeto Erasmus+ Different Stars of the Same Stage

A Escola Profissional organizou entre os dias 27 de maio e 1 de junho a segunda reunião transnacional do projeto Erasmus+ Different Stars of the Same Stage. Nesta reunião estiveram presentes os professores das escolas parceiras oriundos da Itália, Hungria, Roménia e Turquia com o objetivo de proceder à avaliação final do projeto, bem como à elaboração do Relatório que irá ser submetido na plataforma Mobility Tool.
Durante esta semana, foram muitos os momentos de intercâmbio cultural, tendo decorrido na nossa Escola um workshop em que os parceiros apresentaram os seus países e as suas experiências da participação neste projeto, partilhando junto dos nossos formandos imagens e vídeos das semanas de intercâmbio que decorreram nas suas escolas no âmbito deste projeto. Neste dia, foi lançado o livro Story of My Act: Our Tour Around Europe 2016-2018 da autoria dos alunos que participaram neste projeto. Os formandos do Curso Animador/a Sociocultural presentearam os nossos convidados com a encenação ‘Do trabalho do campo à baleação’, proporcionando-lhes uma viagem no tempo, recuperando momentos das vivências que marcaram a vida do povo açoriano.
Different Stars of the Same Stage foi o primeiro projeto de intercâmbio europeu promovido pela E.P.H. e contou com a parceria da Câmara Municipal da Horta. Foi de facto uma experiência enriquecedora para todos, formandos, formadores e restante comunidade educativa.
Em jeito de conclusão, e porque os alunos são o centro de todo o processo educativo, transcreve-se o prólogo do livro que traduz toda a perspetiva dos alunos que participaram no projeto.

In these last two years, our lives have changed in a way we never thought they would. We had the pleasure of getting acquainted with many other people from different countries and be on stage together performing plays related to their traditions.
This booklet aims at gathering all those great memories and register what we felt with this project, what it meant to us and how it made us be better people.
We thank everyone for being great hosts, making us feel at home in every country. We feel that we now belong to many countries, many borders were broken and most of us will have the chance of meeting again really soon.
This project was definitely the play of our lives: we are mere actors performing on the stage of our lives. In order to build a strong and unified Europe, we will be forever together and Different Stars of the Same Stage are no longer that different.

 

Comemoração do Dia Mundial dos Oceanos na E.P.H.

A Escola Profissional da Horta comemorou o dia do Investigador no dia 8 de junho, dia Mundial dos Oceanos.
Esta ação insere-se no plano anual de atividades do projeto Educ02cean, projeto este cofinanciado pelo Programa Erasmus+ em que a nossa Escola participa como escola piloto. Neste dia, quisemos celebrar o oceano, convidando, através do OMA, investigadores que estão integrados no projeto INDICT, Challenge que visa a definição e implementação de indicadores relacionados com o impacto do lixo marinho em tartarugas marinhas e outros seres vivos. Esta ação na nossa Escola consistiu também numa atividade de disseminação do projeto e contou com a presença de João Lagoa que apresentou os objetivos do mesmo e posteriormente os formandos realizaram uma atividade prática onde aprenderam como proceder ao salvamento de uma tartaruga que se encontre presa e tomaram conhecimento de todos os procedimentos inerentes até ao seu regresso ao mar.
De facto, as comemorações do Dia do Investigador e simultaneamente do Dia Internacional dos Oceanos foram ao encontro dos pressupostos do projeto Educ02cean, criando um momento de literacia dos oceanos, tornando os nossos formandos mais conscientes da influência dos oceanos na nossa vida bem como dos impactos dos nossos hábitos diários na vida dos oceanos.
O envolvimento da Escola Profissional no projeto Educ02cean permitiu à nossa Escola, durante o biénio formativo 2016-2018, criar momentos de reflexão sobre questões ambientais relacionadas com os oceanos, bem como proporcionar aos nossos formandos e formadores a participação em formações e workshops internacionais em Aveiro, na Galiza e em Katowice.

 

À conversa com o Dr. Fernando Mendes

No passado dia 13 de junho no auditório da E.P.H., os formandos tiveram o privilégio de estar à conversa com o psicólogo, dr. Fernando Mendes, numa atividade promovida pela Câmara Municipal da Horta no âmbito do Plano Municipal de Prevenção das Dependências. Ao longo da conversa, os formandos foram alertados para as consequências nocivas de qualquer tipo de adição e, num período de debate posterior tiveram a oportunidade de colocar à discussão determinadas questões. Esta atividade surgiu no seguimento de um questionário de diagnóstico social em que os nossos formandos participaram no primeiro trimestre deste ano.

 

Comemoração do Dia da Criança na Quinta S. Lourenço

No dia 1 de junho, os formandos do curso Animador/a Socio-cultural a convite da Câmara Municipal da Horta, participaram na dinamização das atividades que decorreram na Quita de São Lourenço, onde estiveram presentes crianças das escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo.
Os formandos promoveram diversas atividades, nomeadamente pinturas faciais, jogos didáticos, gincanas de jogos tradicionais e cooperaram na dinamização do evento.
Esta foi de facto um excelente momento de formação prática em que os formandos interagiram com o público infantil, planearam as atividades e após a sua realização procederam à sua avaliação. Neste processo de aprendizagem em contexto real, os formandos desenvolveram competências que serão uma mais-valia para o seu futuro profissional.

 

Feira das profissões
A E.P.H. marca presença no Encontro do Mundo Rural

No início do mês de junho, a convite da Câmara Municipal da Horta, a E.P.H. organizou uma exposição que pretendeu realçar o trabalho dos formandos e formadores da nossa Escola. No Ano Europeu do Património Cultural, a E. P. H. criou um espaço que retratou o nosso passado, encenando ambientes desde o trabalho agrícola até à baleação. O curso Animador/a Sociocultural, contextualizando o facto de frequentar uma escola profissional, organizou uma exposição subordinada ao tema ‘Profissões de Outrora’, profissões que o processo de mordernização escondeu no tempo, evocando igualmente vivências de antigamente, encenando momentos de lazer e de trabalho de um passado que jamais poderá ser esquecido. Os formandos, numa atividade coordenada pela formadora Paula Saraiva, dramatizaram a vivência nos campos e do trabalho agrícola e as dificuldades inerentes à atividade da baleação.
Por contraste às profissões do passado, os formandos finalistas do curso técnico de Eletricidade Naval apresentaram alguns dos seus projetos por si construídos que irão apresentar na sua Prova de Aptidão Profissional que será realizada no próximo mês de julho. Os formandos que abraçaram este desafio revelaram o seu espírito empreendedor e proatividade nas apresentações dos seus projetos ao público em geral.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO