Escola Profissional da Horta

0
67

Formação em Contexto de Trabalho dos Curso Técnico/a de Informação e Animação Turística e Técnico/a de Apoio à Gestão

Os formandos dos cursos Técnico/a de Informação e Animação Turística e Técnico/a de Apoio à Gestão da Escola Profissional da Horta iniciaram a 22 de abril a formação em contexto de trabalho (FCT). Esta formação é uma das etapas importantes dos cursos profissionais e representa para os formandos um contato efetivo com o mundo do trabalho.
A FCT está incluída no plano curricular dos cursos profissionais e tem como principal objetivo desenvolver novas competências, técnicas, relacionais e organizacionais, e consolidar as adquiridas em contexto de formação, bem como facilitar a futura inserção profissional dos formandos.
Com a duração de 300 horas e término a 28 de junho, a FCT destes cursos está a ser realizada em entidades, empresas ou instituições, públicas e privadas, da nossa ilha, sob a coordenação da formadora Ana Rita Braga, no curso Técnico/a de Informação e Animação Turística e da formadora Sandra Alves, no curso Técnico/a de Apoio à Gestão e com o apoio do Gabinete de Apoio à Formação e Inserção Profissional (GAFIP) e da direção da EPH.
A Escola Profissional da Horta agradece a todas as entidades, empresas e instituições que recebem os nossos formandos nesta etapa importante do seu curso profissional.

 

Escola Profissional da Horta comemora o dia da Europa

Os alunos da Escola Profissional da Horta comemoraram, no passado dia 9 de Maio, o dia da Europa. Para tal organizaram um flash mob, que apresentaram no novo mercado municipal da Horta. Esta atividade tinha como finalidade apelar ao voto nas eleições europeias do próximo dia 26 de maio, seguindo o lema “desta vez eu voto”, e foi pensada uma vez que se registou, na região autónoma dos Açores, uma elevada taxa de abstenção em eleições europeias anteriores.
As comemorações deste dia fazem parte do plano de atividades do programa pedagógico “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, do qual a EPH é uma das escolas participantes e que tem como principal objetivo promover a sensibilização para a União Europeia e a democracia parlamentar europeia entre os jovens de 27 estados-membros.
Ainda neste dia, os alunos realizaram um breve questionário, nas ruas da cidade da Horta, para auscultar a opinião de alguns cidadãos relativamente as vantagens e desvantagens de Portugal ser membro da União Europeia.

Dia Internacional do Fascínio das Plantas

No passado dia 11 de maio, o curso de Animador Sociocultural, da Escola Profissional da Horta, participou num workshop dinamizado por duas voluntárias do núcleo da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambien-tal) do Faial, no âmbito das comemorações do dia internacional do fascínio das plantas, que se celebra no próximo dia 18 de maio.
Neste workshop os formandos tiveram oportunidade de criar bonecos ecológicos, utilizando para tal meias de vidro já usadas, sementes e farelo. Durante este workshop os formandos colocaram a sua criatividade à prova, construindo o máximo de personagens possíveis e adquiriram novos saberes que futuramente poderão aplicar em projetos que realizarão no âmbito do seu curso.
Foi com muito gosto que os formandos da EPH participaram em mais uma atividade promovida pela ASPEA, recebendo as suas voluntárias de braços abertos.

Projeto Erasmus+ “When Numbers Become Faces”

A Escola Profissional da Horta participou entre os dias 29 de abril e 3 de maio na segunda reunião transnacional do projeto Erasmus+ “When Numbers Become Faces”, na cidade de Samsun, no norte da Turquia.
Nesta reunião estiveram presentes professores das escolas parceiras oriundos da Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Turquia e o principal objetivo deste encontro foi elaborar o relatório final do projeto e a respetiva avaliação.
When Numbers Become Faces teve início em novembro de 2017 com a sua primeira reunião internacional na cidade de Munique, na Alemanha, e continuou com as semanas de intercâmbio de alunos, nos diferentes países parceiros.
Durante este dois anos realizaram-se diversas atividades relacionadas com a temática do projeto, temática essa muito atual e que afeta cada um de nós.
Foi sem dúvida um projeto muito importante para todos os seus participantes, alunos, professores e encarregados de educação, tornando-se uma experiência única, fantástica e enriquecedora.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO