Escola Secundária Manuel de Arriaga – Alunos intervêm junto dos seus Pares na Prevenção de Comportamentos de Risco

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No âmbito de um projeto financiado pela Câmara Municipal da Horta, um grupo de alunos do 10º ano de escolaridade, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, recebeu formação, no início deste ano letivo, com o psicólogo Fernando Mendes (presidente do IREFREA – Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescentes), sobre comportamentos aditivos. O objetivo deste projeto era promover a intervenção destes jovens, na Prevenção das Toxicodependências, junto dos seus pares – alunos do 7.º e 8ºanos de escolaridade. Entenda-se por comportamento aditivo, um comportamento repetitivo (compulsão e obsessão) face a um objeto, substância, que, se transforma no foco principal da vida de uma criança ou adolescente, excluindo-a de outras atividades ou rotinas diárias como o convívio com os pares, atividades ao ar livre, escola, família, entre outros.
As drogas são os comportamentos aditivos de que ouvimos falar com mais frequência mas os jogos de computador geram comportamentos de adição igualmente preocupantes, de tal modo que a Organização Mundial de Saúde considerou essa dependência, em 2018, como um problema de saúde mental.
Quanto ao consumo de substâncias psicoativas, é um problema complexo que advém quer de fatores psicológicos, quer relacionais, quer do contexto sociocultural. Por outro lado, a família é fundamental para encorajar ou desencorajar os comportamentos de risco. O estilo de educação escolhido pelos pais, excessivamente permissivo, por exemplo, pode levar o adolescente a consumir álcool e outras substâncias. Por outro lado, uma relação parental excessivamente punitiva e controladora gera comportamentos de revolta que potenciam, igualmente, os consumos. Há ainda as situações em que o progenitor é, ele próprio, consumidor e sem qualquer autoridade para negociar regras e limites com os filhos.
Sabendo que na adolescência, a influência dos pares é marcante e que muitos dos comportamentos de risco resultam da necessidade de ser aceite no grupo, o projeto desenvolvido ao longo do ano letivo, pelos jovens mediadores, integrou sessões de esclarecimento/debate, em contexto de sala de aula, junto dos colegas mais jovens. No último dia de aulas apresentaram as conclusões do seu trabalho aos pais e à comunidade, na presença do Dr. Fernando Mendes.

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