Exames nacionais começaram hoje

0
20
blank
DR

A primeira fase dos exames nacionais começou hoje, 17 de junho, com a realização da prova de Português, prolongando-se até 6 de julho. A 2ª fase decorre entre 21 e 27 de julho.

Na Escola Manuel de Arriaga estão inscritos para a realização dos exames nacionais 61 alunos na disciplina de Português, que é aquela que tem maior número de inscritos. Segue-se Matemática A, com 50 alunos, Bilogia e Geologia com 49 alunos, Física e Química A com 48, Geografia A com 14 e Economia A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais com 13 alunos cada. As restantes disciplinas têm menos de 10 inscritos cada.

Recorde-se que, em 2020, devido às consequências criadas pela suspensão das aulas em resultado da pandemia, as provas finais deixaram de ser obrigatórias para a conclusão do ensino secundário. Os alunos passaram a fazer apenas os exames definidos como prova de ingresso pelos cursos superiores a que querem concorrer. Essas regras foram mantidas no ano passado e voltam a vigorar neste ano letivo.

O Ministério da Educação já manifestou a vontade de desenvolver uma consulta alargada sobre o modelo de acesso ao Ensino Superior com vista a uma possível reformulação do modelo em vigor.

Os resultados destes exames nacionais serão conhecidos a 19 de julho, devendo as candidaturas ao ensino superior arrancar nos dias seguintes.