Extensão do Festival Cine’Eco arranca hoje no Faial

0
6

A ilha do Faial recebe a partir de hoje, dia 3 de maio, e até 13 de junho, uma extensão do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que se realiza em Seia desde 1995. Este é o único festival de cinema dedicado à temática do ambiente em Portugal.

A passagem dos filmes do Cine’Eco pelo Faial resulta de uma iniciativa do Observatório do Mar dos Açores (OMA) e enquadra-se na realização da 20.ª edição dos Encontros Filosóficos, promovidos pela Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA).

Assim, será exibido hoje o documentário holandês Neve em Silêncio – A Intoxicação Invisível do Ártico, vencedor da última edição do Cine’Eco. O filme será exibido às 10h00, no auditório da ESMA, e novamente às 21h30, no auditório do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, contando com a presença do diretor do festival, Mário Branquinho.

No dia 9 de maio, às 21h30, o auditório do DOP recebe o documentário alemão Um Peixe de Um Milhão de Dólares, que conta a história de “um sobrevivente que foi em tempos um gigante pré-histórico e da luta desesperada de um grupo de cientistas para salvá-lo da extinção”.

No dia 16 de maio decorre a primeira sessão de curtas metragens, às 21h30 no auditório do DOP, na qual serão exibidos os documentários portugueses Fé nos Burros e Mondego. 

No dia 21 de maio será o auditório do Teatro Faialense a receber, a partir das 21h30, uma sessão especial sobre o culto do Espírito Santo, com a exibição dos filmes 5.º Império – Festas do Espírito Santo, sobre o culto ao divino na ilha Terceira, e Agostinho da Silva fala com Câmara de António Escudeiro. 

No dia 23 de maio, é exibido no auditório do DOP, às 21h30, o documentário francês Alma, que aborda o impacto da indústria na floresta amazónica.

A 30 de maio há uma segunda sessão de curtas metragens, a partir das 21h30 no auditório do DOP, com a exibição dos filmes Café Blue Marble (Suécia), Água de Carbono (EUA) e O Cruzeiro de Cascas de Banana (França). 

A 8 de junho, quando se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, será exibido o filme Maré Negra – Vozes do Golfo. Trata-se de um documentário norte-americano que reflecte sobre a explosão no poço petrolífero Deepwater Horizon, no Golfo do México em abril de 2012, que levou ao fim da exploração petrolífera e da pesca naquelas águas. O filme será exibido no auditório do DOP, às 21h30.

Finalmente, no dia 12 de junho, às 21h30, no auditório do DOP, é exibido o filme de ficção turco Ecotopia, que conta a história de um grupo de intelectuais ambientalistas que “procura um regresso à natureza” construindo para isso uma nova cidade chamada Ecovillage. 

As sessões agendadas entre os dias 23 de maio e 8 de junho integram também o programa Açores Entre Mares.

Para além do Faial, esta extensão do Cine’Eco passará também pelas ilhas da Terceira e São Miguel. MP

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!