Faial Ilha Natal substitui Natal Com Tradição

0
70
blank

Nova roupagem, novo nome e a promessa de devolver “a magia” do Natal ao Faial nos ingredientes apresentados por Carlos Ferreira. Marina torna a receber concertos.

Decorre de dia 1 de dezembro a 6 de janeiro o programa Faial Ilha Natal, iniciativa camarária que substitui o Natal Com Tradição. Semântica à parte, os 60 mil euros investidos serão distribuídos por atividades natalícias e de passagem de ano.

A nova iluminação de Natal, instalada da igreja da Conceição até ao Portão de Porto Pim, permite “dinamizar a nossa cidade e a nossa ilha, atraindo os faialenses para o centro da cidade e levando-os às compras no nosso comércio tradicional”, defende Carlos Ferreira.
O atual presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH) apresentou o slogan do evento, no qual revê o trabalho feito e canaliza a esperanças do que está para vir: “este Natal a magia está de volta à ilha do Faial”.

Além da nova luminária, serão três os dias de maior destaque e nos quais o centro da cidade da Horta estará “condicionado” à circulação rodoviária a partir das 19h00: 8, 11 e 18.

O dia feriado da Imaculada Conceição terá em agenda a inauguração da iluminação, pelas 19h00, seguindo-se animação nas artérias principais da urbe e concertos no Coreto da Praça da República e no Jardim Eduardo Bulcão. Mesmo com uma nova roupagem há tradições que se mantêm, como é o caso do concurso das Montras. O vencedor será fruto da combinação dos resultados da população e do júri indicado pela CMH.

Dia 11 é dia de Roteiro das Sopas pelo centro da cidade. O novo executivo optou por separar este evento do Dia das Montras, como aconteceu em anos pré-pandemia, e torná-lo principal destaque deste dia. Além disso decorre a Expo Açores – Artesanato Local, na Praça da República a partir das 19h00, haverá chamarritas no Largo Duque de Ávila e Bolama e concerto no Jardim Eduardo Bulcão. O sábado, 18, é dedicado às crianças e jovens, com atividades centralizadas no Mercado Municipal e arredores, Trail Run de Pais Natais no complexo de Entre Montes e concertos no Jardim Eduardo Bulcão, a título de exemplo.

Ainda no prolongamento da quadra natalícia está agendado um Concerto de Natal da Artista Faialense a 30 de dezembro, no Teatro Faialense tal como o Encontro de Ranchos de Natal para 2 de janeiro, a partir das 17h00 na mesma sala. O programa Faial Ilha Natal encerra com a receção dos Ranchos nos Paços do Concelho, dia 6.

PASSAGEM DE ANO NA MARINA

Uma das maiores novidades é o facto da Marina Horta voltar a receber um palco e abraçar um momento festivo. A partir das 22h00 de dia 31 de dezembro os SuperBox sobem a palco, seguindo-se a partir das 23h00 os The Peakles, uma banda tributo aos The Beatles. Há espaço para fogo de artifício na entrada em 2022 e partir das 22h00 o DJ Cisko arranca com música durante madrugada de Reveillon.

Todo o programa, que inclui a Aldeia Natal, workshops, cinema e atividades lúdicas promovidas por diferentes entidades locais está disponível num website criado para o efeito: natal.chorta.pt

blank blank