Flores – PSD destaca apoios do governo na exportação de animais

0
27
DR/PSD
DR/PSD

O PSD/Açores elogiou as medidas apresentadas pelo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que vão compensar os agricultores das Flores afetados pelo atraso na exportação de gado vivo.

Segundo o deputado Bruno Belo, “os agricultores devem ser compensados pelos atrasos na exportação dos seus animais” uma vez que “as condições atmosféricas adversas impossibilitaram a vinda às Flores do navio “Malena” de forma regular”, disse, após uma reunião que decorreu ontem ao final da tarde com a Associação Agrícola da Ilha das Flores.

“Temos consciência de que ainda existem cerca de 130 animais por exportar, e que recentemente saíram também cerca de 130 que já deveriam ter sido exportados”, adiantou o social democrata, frisando que “a ausência de ligações marítimas criou sobrecustos na manutenção das explorações de bovinos destinados à exportação, e são esses produtores que, e bem, o governo vai compensar”, considerou.

Bruno Belo lembrou que, tal como o PSD defendeu também anteriormente, “o atual navio que escala as Flores deveria ser utilizado com a máxima eficiência atendendo ao seu custo de operação. E o tempo provou que estávamos certos ao pedir viagens extraordinárias com o objetivo de exportar o maior número possível de animais”.

Garantindo que o vai continuar a ter “um contato de proximidade com as organizações dos diversos sectores, com o objetivo de prevenir novos constrangimentos”, o parlamentar eleito pelas Flores recordou que “governar é agir na prevenção”.

“Assim, é sempre mais responsável, do ponto de vista das contas públicas, e mais justo para as pessoas, agir de forma preventiva. O tempo está a dar-nos razão”, concluiu Bruno Belo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO