Furação “Lorenzo”

0
89
DR

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, responsável pela Proteção Civil do concelho, irá ativar a partir das 20h00 desta terça-feira, 1 de outubro de 2019, o Plano Municipal de Emergência, devido à aproximação aos Açores do furação “Lorenzo”.

Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal reuniu já esta segunda-feira com os vários agentes de proteção civil do concelho para ultimar as medidas de auto-proteção a colocar em curso até à ativação do Centro de Operações de Emergência Municipal a funcionar a partir das 20h00 de 1 de outubro, no Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial.

Na sequência dos avisos emitidos pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, quanto à agitação marítima, o Serviço Municipal decidiu interditar a partir das 15h00 do dia 1 de outubro, o acesso às zonas balneares do Porto do Comprido, Piscinas do Varadouro e acesso às Termas do Varadouro, na freguesia do Capelo, acesso ao Porto da Ribeirinha, Piscinas e Porto de Castelo Branco bem como acesso à Piscina Municipal, na Alagoa.

A partir das 18h00 será igualmente interdito o acesso à zona do Monte da Guia.

O Serviço Municipal de Proteção Civil para além das habituais limpezas de sarjetas e sumidouros, vai proceder, como medida de precaução, à retirada dos taipais que circundam o Largo do Infante.

Prevê-se a passagem do furação “Lorenzo” no arquipélago dos Açores a partir da noite de terça-feira (01 de outubro) com efeitos ainda na madrugada de quarta-feira (dia 02), prevendo-se vento sudoeste com rajadas até 160 km/h e ondas de sudoeste passando a oeste entre 9 e 12 metros, podendo atingir os 22 metros.

O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda que, para além das medidas de auto-proteção habituais (disponibilizadas em http://www.cmhorta.pt/index.php/protecao-civil/medidas-de-autoprotecao-e-prevencao), estejam atentos aos próximos avisos emitidos quer por este Serviço quer pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO