Futebol – Campeonato Regional dos Açores arranca a 29 de setembro

0
10

Com a extinção da terceira divisão nacional, a próxima época desportiva ficará marcada pela primeira edição do Campeonato de Futebol dos Açores. O sorteio da prova decorreu esta manhã, na Horta.

O campeonato conta com equipas de São Miguel (Capelense, Rabo de Peixe e Santiago), Terceira (Angrense, Barreiro e Lusitânia), Graciosa (Marítimo e Guadalupe) e Pico (Prainha e Lajense). Na primeira jornada, a 29 de setembro, destaque para o encontro entre as duas equipas picoenses, com o Lajense a receber o Prainha. O Angrense recebe o Guadalupe, o Lusitânia joga em casa do Santiago, o Marítimo recebe o Barreiro e nas Capelas joga-se o Capelense/Rabo de Peixe.

Tal como acontecia com a Série Açores, o novo campeonato disputa-se em duas fases: a primeira fase termina a 16 de fevereiro e pressupõe duas voltas, com todas as equipas a defrontarem-se por duas vezes. Segue-se a fase final, onde os quatro primeiros classificados disputam o acesso ao Campeonato Nacional e os seis últimos lutam pela permanência no Regional. Descem os três últimos classificados, sendo substituídos pelos vencedores dos campeonatos de ilha das três associações de futebol açorianas.

Na sua primeira edição o Campeonato dos Açores terá como entidade administradora a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH). Depois será organizado rotativamente pelas associações.

A principal novidade nesta nova prova prende-se com a arbitragem, que passa a ser feita apenas por árbitros açorianos. De acordo com o presidente da AFAH, a Direção Regional do Desporto deverá, na próxima semana, informar as associações da verba a disponibilizar para assegurar as formações dos árbitros e as deslocações e alojamento dos trios de arbitragem durante a competição e dos observadores de jogo. Segundo Nuno Maciel, as verbas necessárias rondarão os 60 mil euros.

Confiante na qualidade dos árbitros açorianos, Nuno Maciel reconhece que a nova prova será “um imenso desafio” para a arbitragem regional e, em última instância, para o futebol açoriano. O responsável lembra que esta competição está “em fase experimental” e garante que “irá justificar o investimento financeiro e humano” nela realizado.

A par do sorteio, realizou-se também a cimeira das três associações, onde, como referiu Eduardo Pereira, foi feita uma opção estratégica no sentido de alterar os quadros competitivos dos escalões de formação para fazer face à diminuição dos apoios. O presidente da Associação de Futebol da Horta explicou que o apuramento do campeão em Juniores A, B e C passará a ser feito de forma concentrada, durante um fim de semana.

Depois de encontrada solução para a extinção da Série Açores no futebol de 11, as associações regionais enfrentarão um desafio semelhante no futsal, já que a época 2013/14 é a última para a terceira divisão nacional. Preparar a transição para um Campeonato Regional é uma das tarefas que as associações têm entre mãos durante a presente época desportiva.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!