Governo dos Açores apoia APADIF para aumento de capacidade do Centro de Dia da Conceição, no Faial

0
24
DR/GACS
DR/GACS

A Secretária Regional da Solidariedade Social assinou, na Horta, um contrato de cooperação para o financiamento da obra do Centro de Dia da Conceição, da Associação de Pais e Amigos do Deficiente na Ilha do Faial – APADIF, que vai permitir aumentar a capacidade deste espaço para 40 utentes.

Andreia Cardoso destacou o trabalho desenvolvido pela APADIF no âmbito do apoio aos idosos em situação de isolamento, salientando que, “com o contínuo envelhecimento da população na ilha do Faial, sentiu-se a necessidade de criar medidas capazes de dar respostas às necessidades da população idosa e às suas famílias e foi nesse sentido que a APADIF criou a resposta de Centro de Dia, como alternativa à institucionalização”.

A Secretária Regional salientou “o aumento de capacidade em Centro de Dia na ilha do Faial, que mais do que duplicou desde 2016, com a criação do Centro Intergeracional dos Flamengos, também com capacidade para 30 idosos”.

A governante adiantou que o espaço foi criado inicialmente com uma capacidade de 20 utentes, posteriormente aumentada para 30.

“Verificou-se que, mesmo com o aumento de capacidade, a lista de espera para a resposta de Centro de Dia tem aumentado, não sendo viável à instituição dar uma resposta a todas as solicitações, pelo que hoje estamos aqui para dar o primeiro passo na criação de condições para o aumento da capacidade de resposta”, afirmou.

“O atual Centro de Dia, com uma capacidade para 30 idosos, passará a dispor de uma capacidade máxima para 40 utentes após a realização desta obra, o que vai permitir ainda o aumento do número de postos de trabalho, que passará de nove para 12 trabalhadores”, acrescentou.

O contrato de cooperação para o financiamento da obra do Centro de Dia da Conceição, da APADIF, representa um apoio que pode ir até aos 435 mil euros.

O acordo prevê a comparticipação das despesas referentes às obras de ampliação do Centro de Dia da Conceição, incluindo todas as despesas inerentes à preparação e execução da empreitada, bem como as despesas relativas à aquisição do equipamento necessário ao funcionamento desta resposta social, tendo um prazo de execução até dezembro de 2021.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO