Governo dos Açores assinala em todas as ilhas os Dias Europeus do Artesanato

0
6
DR-GaCS

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), assinala, de 3 a 8 de abril, os Dias Europeus do Artesanato, integrando, assim, a programação do Institut National des Métiers d’Art.

Neste período, decorrem por toda a Europa várias atividades destinadas à promoção do artesanato, mas também às pessoas que trabalham para a preservação das técnicas tradicionais e para a renovação do património etnográfico de cada país.

Uma vez que a temática definida para a edição deste ano é “Garantindo o património futuro”, o CRAA vai realizar em todas as ilhas do arquipélago atividades no âmbito do Raízes – Projeto Pedagógico do Artesanato dos Açores, em articulação com as ATL e artesãos locais, proporcionando um contato direto com o ambiente oficinal e assim valorizando e divulgando as áreas artesanais típicas e representativas dos Açores junto das camadas mais jovens.

Em paralelo, será realizado o Mercado Urbano de Artesanato (MUA) em Ponta Delgada e na Praia da Vitória, que contempla diversas áreas artesanais, das mais tradicionais às mais contemporâneas.

No MUA de Ponta Delgada, que decorrerá no lado norte da Matriz, estarão presentes as Unidades Produtivas Artesanais de Patrícia Rodrigues, Cidália Carreiro, Centro Social e Cultural da Atalhada, Atelier Troca Trapos, Lucília Pereira – Atelier de Artes Manuais, Randal Gladwin e Marta Tomé, de S. Miguel.

Na Praia da Vitória, o MUA estará presente na praça central, com as Unidades Produtivas Artesanais de Sandra Laranjo, José Silveira, Paula Sousa, Lúcia Freitas e Sónia Bárbara, da Terceira e Fábio Oliveira – Pele & Osso, de São Miguel.

Durante a realização destes mercados terão também lugar, na Praia da Vitória, workshops de bijuteria têxtil e de trabalho em feltro e, em Ponta Delgada, workshops de bijuteria em cortiça e de trabalho em espadana.

Está prevista, a 6 de abril, a inauguração da exposição dos trabalhos da “Residência Criativa 2017 – recorte e embutidos em madeira”, no Museu de Angra do Heroísmo.

No âmbito da exposição “Retalhos – uma abordagem ao patchwork açoriano”, organizada pelo CRAA, e em colaboração com o Museu de Angra do Heroísmo, será realizado, a 7 de abril, um workshop de patchwork geométrico.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO