Expansão do Aeroporto da Horta – Governo dos Açores disponível para colaborar com Governo da República

0
16

O Governo Regional dos Açores está disponível para, conjuntamente com o Governo da República, encontrar uma solução para o aeroporto da Horta e a sua expansão, tendo em conta que se trata de uma infraestrutura de primordial importância para a Região.

“O XIII Governo Regional defende uma autonomia de responsabilização, em que são assumidas as responsabilidades e defendidos os projetos de interesse partilhado com a República, o que é, manifestamente, o caso”, considera o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges.

Tal posição já foi inclusive transmitida ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação, “estando o Governo dos Açores disponível para comparticipar até 40% o projeto de execução para a obra, passo necessário para se definir na plenitude o orçamento global necessário”, sublinhou ainda o governante.

“O Governo dos Açores considera que, nesta fase, deverá existir uma repartição de valores que se aproxime do equilíbrio, mas a maior responsabilidade deve estar do lado do Governo da República”, concretiza Mário Mota Borges.

Recentemente, o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, reuniu-se em Ponta Delgada com o Presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luis Arnaut, e o Presidente da Comissão Executiva da empresa, Thierry Ligonniére.

No que refere ao Aeroporto da Horta, José Manuel Bolieiro apelou então à cooperação entre diferentes entidades, e também ao recurso a fundos comunitários, para serem procuradas melhorias na infraestrutura.

“A soma dos contributos financeiros de cada um pode potenciar uma melhoria e um aperfeiçoamento do investimento na qualificação da infraestrutura que provavelmente se ficasse à responsabilidade de um, e todas as outras instituições de [costas] voltadas, não seria possível alcançar”, assinalou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO