Governo dos Açores e Diocese de Angra vão inventariar património das igrejas

0
29

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura dos Açores e a Diocese de Angra assinaram, dia 3 de abril, um protocolo com vista à realização de um inventário de bens culturais em todas as igrejas da região.

Este inventário será realizado entre 2015 e 2017,com o apoio da Direção Regional da Cultura. 
Segundo Luiz Fagundes Duarte, secretário regional da Educação, Ciência e Cultura, “É interesse da região ter um inventário completo e rigoroso a todo o património cultural que seja digno de ser protegido, divulgado e qualificado, seja ele propriedade de privados, seja público ou da diocese”, ”Esperamos ao fim de dois, três anos já ter uma noção relativamente fiel deste património e do que é necessário para o preservar”. 
Existe ainda o compromisso de colaborar na conservação e na divulgação dos bens culturais, que vão desde património móvel (pinturas, esculturas, ornamentos, alfaias litúrgicas, paramentos e instrumentos musicais) a património integrado (frescos, talha, azulejaria e tumulária), passando por documentos de arquivos e livros antigos. 
Hélder Fonseca, vigário-geral da Diocese de Angra, “Julgo que sem esta colaboração por parte do Governo Regional não era possível, do ponto de vista técnico e científico, a diocese e as paróquias por si fazerem um trabalho de classificação, de inventariação e de formação” frisou, destacando a quantidade de entidades, edifícios e peças que estão em causa. 
Hélder Fonseca alertou sobretudo para o risco de se perderem arquivos e documentos, cujas palavras já começam a desaparecer, devido ao tipo de tinta que era utilizada e à humidade.


O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!