Governo dos Açores implementa programa ‘Prevenir em Família e Comunidade’ na ilha Terceira

0
22

A Secretária Regional da Saúde assinou hoje um acordo de cooperação financeira com a Cáritas da Ilha Terceira para a implementação do programa ‘Prevenir em Família e Comunidade’ na freguesia de São Mateus, concelho de Angra do Heroísmo.

Teresa Machado Luciano salientou o potencial de inovação deste programa, uma vez que “trabalha a relação entre pais e filhos e desenvolve as competências pessoais e sociais de todo o agregado familiar e, desta forma, da própria comunidade”.

A titular da pasta da Saúde salientou que o programa ‘Prevenir em Família e Comunidade’ se integra nas orientações e estratégias do Plano de Ação Regional para os Comportamentos Aditivos e Dependências, privilegiando o estabelecimento de parcerias com organizações não governamentais, em complementaridade com as instituições do Serviço Regional de Saúde, ações de proximidade e uma intervenção precoce em contextos identificados como vulneráveis.

O programa, que vai envolver até 14 famílias de São Mateus, procura desenvolver os fatores protetores dos comportamentos aditivos, como a resistência à pressão dos pares, às críticas e aos conflitos, as habilidades de comunicação e identificação de sentimentos e os conhecimentos sobre álcool e drogas.

A titular da pasta da Saúde lembrou os resultados alcançados no âmbito da prevenção de comportamentos aditivos e dependências, em 2019, na ilha Terceira, salientando a formação aos profissionais e a extensão da intervenção da equipa da Unidade de Saúde da Ilha Terceira ao Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, bem como o alargamento da Unidade de Desabituação da Casa de Saúde de São Rafael ao sexo feminino e a dependências não químicas.

No contexto da Saúde Escolar, também da responsabilidade da Direção Regional de Prevenção e Comportamentos Aditivos, salientou que no ano letivo de 2019/2020, todos os alunos do 4.º ano de escolaridade, no total de 465 crianças, participaram no projeto ‘Domicílios e Carros 100% Livres de Fumo’, numa ação que pretende prevenir a exposição ao fumo ambiental do tabaco, procurando que sejam as crianças a promover a mudança de comportamento dos pais.

A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências realizou ainda sessões de sensibilização no âmbito do Dia da Defesa Nacional 2019, envolvendo cerca de 500 jovens de 18 e 19 anos.

A Secretaria Regional da Saúde apoia a implementação do programa ‘Prevenir em Família e Comunidade’ na ilha Terceira, em parceria com a Cáritas, suportando os encargos com a alocação de um técnico superior.

O programa, que se desenvolve em 14 sessões, já foi implementado e encontra-se em curso em Rabo de Peixe e Maia, freguesias do concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO