Governo dos Açores implementou sistema de recolha de plásticos agrícolas em São Jorge

0
10
DR

O Governo dos Açores já implementou um sistema de recolha de plásticos agrícolas em São Jorge, através da disponibilização de vários contentores pelos dois concelhos da ilha, dando, assim, cumprimento à deliberação do Conselho de Governo, tomada em janeiro, no âmbito da visita estatutária do Executivo à ilha de São Jorge, informou hoje a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

A Direção Regional da Agricultura procedeu à aquisição de um total de 10 contentores, com capacidade para 2 metros cúbicos cada, representando um investimento de cerca de 10 mil euros, que foram colocados em ponto estratégicos ao longo da ilha de São Jorge, nomeadamente junto a currais de gado e pontos de abastecimento de água para a lavoura.

Com a implementação deste sistema de recolha de plásticos agrícolas, nomeadamente sacas de adubo, rações e plásticos de silagem, o Governo dos Açores procura dar uma resposta cabal às solicitações das associações agrícolas e do poder local jorgense, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e do ambiente nesta ilha.

O êxito desta medida vai depender muito do comportamento e das boas práticas dos agricultores, uma vez que é da responsabilidade dos produtores de resíduos, proceder à separação dos mesmos na origem e seu correto encaminhamento, de forma a promover a sua valorização.

A implementação deste sistema de recolha de plásticos agrícolas será complementada com ações de sensibilização ambiental frequentes junto dos agricultores, de modo a promover uma correta separação dos resíduos agrícolas.

Até ao momento já foram recolhidas cerca de 2 toneladas de resíduos agrícolas, as quais foram entregues no Centro de Processamento de Resíduos da ilha de São Jorge.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO