Governo dos Açores inicia quinta-feira visita de três dias à ilha de São Miguel

0
5

O Governo dos Açores inicia quinta-feira uma visita de três dias a São Miguel, durante a qual o Presidente Vasco Cordeiro, entre outras iniciativas, vai inaugurar diversos empreendimentos e visitar vários investimentos públicos e privados nas áreas económica e social nesta ilha.

Ao início da manhã de quinta-feira, Vasco Cordeiro preside à abertura do XIII Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia, presidindo depois ao lançamento da primeira pedra da construção do hotel “Double Tree by Hilton” e visitando as obras de construção do Hospital Internacional dos Açores, dois investimentos privados na cidade da Lagoa.

Na tarde deste primeiro dia, o Presidente do Governo preside, em Ponta Delgada, ao lançamento da primeira pedra da obra de requalificação de um edifício para a instalação do Centro de Apoio à Deficiência, num investimento de cerca de um milhão de euros, e inaugura, no concelho do Nordeste, os reservatórios de água para a agricultura do Cogumbreiro e do Touril – Roça Brava.

Vasco Cordeiro recebe depois a Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, terminando este dia com a reunião do Governo com o Conselho de Ilha.

Na sexta-feira de manhã, o Presidente do Governo vai presidir à cerimónia de inauguração da remodelação da Unidade de Saúde dos Arrifes, que serve cerca de oito mil utentes.

Ainda durante a manhã, Vasco Cordeiro preside à assinatura de um protocolo entre a Secretaria Regional da Saúde, a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, as Câmaras Municipais e as Escolas Profissionais desta ilha, destinado para alargar a saúde escolar ao ensino profissional de São Miguel, à semelhança do que já acontece em outras ilhas da Região.

Durante a tarde, o Presidente do Governo preside à apresentação do relatório e do filme das expedições internacionais ‘Blue Azores’, e inaugura a sede da Delegação Regional da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, em Ponta Delgada, presidindo, ao final do dia, já na Povoação, à sessão de abertura do Encontro Regional de Associações de Juventude.

No sábado, último dia desta visita, Vasco Cordeiro vai presidir, nos Ginetes, à cerimónia de autorização de apoios para a reabilitação de habitações degradadas, de acordos de colaboração com Juntas de Freguesia e de protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social para eliminação de barreiras arquitetónicas em moradias de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida.

Ainda nesta manhã, o Presidente do Governo preside à apresentação do projeto do Centro de Paralisia Cerebral, orçado em cerca de quatro milhões de euros, e à sessão de encerramento do Conselho Geral da ANAFRE, presidindo também, já durante a tarde, à inauguração do Caminho Agrícola dos Peixotos, no concelho da Ribeira Grande, que vai beneficiar cerca de 30 explorações agrícolas, numa área com perto de 300 hectares.

O programa desta visita inclui ainda reuniões dos secretários regionais com diversas entidades de São Miguel, além de visitas a empreendimentos e a investimentos em curso, como a entrada nascente da Povoação, a remodelação de enfermarias no Hospital do Divino Espírito Santo ou o Pavilhão de Treinos de Ginástica Aeróbica.

Esta visita também prevê dois momentos em que os membros do Executivo estarão disponíveis para receber os Micaelenses que pretendam colocar-lhes diretamente as suas questões, que terão lugar sexta-feira, no Nordeste, e sábado, em Vila Franca do Campo.

A apresentação da variante a São Roque, a inauguração de um posto de carregamento rápido de veículos elétricos, a entrega de equipamento de salvamento e desencarceramento aos bombeiros da Povoação e a apresentação dos projetos dos miradouros do Escalvado e da Lagoa do Fogo são outros pontos da agenda desta visita.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO