Governo dos Açores investe mais de 108 mil euros no abastecimento de água aos agricultores das Flores

0
27
DR

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA S.A., vai investir mais de 108 mil euros na beneficiação da captação, adução e abastecimento de água em Ponta Ruiva, freguesia dos Cedros, concelho de Santa Cruz das Flores, para melhorar as condições de trabalho dos agricultores e capacitar o setor para ajudar a vencer os desafios futuros.

“Este investimento é mais um sinal de confiança do Governo Regional no futuro do setor e que vai permitir responder positivamente às necessidades dos agricultores florentinos”, referiu o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, acrescentando que o concurso público está hoje publicado em Jornal Oficial.

João Ponte destacou que, na atual legislatura, o Governo dos Açores vai investir cerca de 255 mil euros em abastecimento de água na ilha das Flores, o que representa mais 100 mil euros do que na legislatura anterior.

“Se considerarmos todo o investimento público feito em infraestruturas agrícolas na ilha das Flores nos quatro anos desta legislatura, estamos a falar de quase 653 mil euros aplicados na construção de caminhos, abastecimento de água e eletrificação de explorações agrícolas”, afirmou João Ponte, destacando o exemplo das beneficiações, já inauguradas, do Caminho Rural da Fonte do Frade-Caldeira da Lomba e do Caminho Rural Caldeira Rasa – Terreiros.

Ao nível do abastecimento de água na ilha das Flores, João Ponte recordou que está a decorrer o concurso público para a construção do sistema de abastecimento na freguesia de Ponta Delgada, num investimento superior a 107 mil euros, que permitirá reforçar o abastecimento a 30 explorações, numa área de 174 hectares.

O Secretário Regional referiu que o reforço das infraestruturas agrícolas será sempre um trabalho inacabado, mas que deve ser prosseguido com determinação, dada a sua importância para a melhoria da rentabilidade e da competitividade das explorações agrícolas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO