Governo dos Açores preparado para acolher mais refugiados da Ucrânia

0
34
blank

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, sublinhou hoje que o Governo dos Açores continua disponível para acolher na região refugiados da guerra na Ucrânia, e reiterou que estes podem contar com a solidariedade dos Açores e dos açorianos.

“A ação de gostar de ser recebido tem também de ter a consequente contrapartida, de saber receber. É isso que procuramos fazer aqui nos Açores” sublinhou Pedro de Faria e Castro.

O governante falava à margem de um encontro que decorreu na Escola Profissional da Ribeira Grande, com participantes do projeto denominado Youth Exchange – “Colors of the Same Puzzle”, no âmbito do ERASMUS+ e que contou com a presença de alunos da Roménia, Lituânia, Turquia e daquela escola micaelense.

Respondendo às questões colocadas pelos alunos, que se interessaram particularmente com matérias relacionadas com a atual guerra no Leste europeu, e sobre a posição dos Açores em relação à mesma, o governante disse acreditar “que os açorianos, que são por si só uma comunidade que experienciou sempre a emigração, também sabem receber as outras comunidades”.

“Colors of the Same Puzzle” é um projeto que visa eliminar qualquer motivo de xenofobia ou extremismo ideológico, baseado em raça ou religião, por via da consciencialização dos jovens através de experiências reais e de uma convivência multicultural em paz e harmonia.

Pedro de Faria e Castro reforçou ainda que “um encontro com jovens estrangeiros é sempre um contributo muito grande para a cooperação dos Açores com outras regiões europeias”.