Governo empenhado em melhorar o rendimento dos pescadores

0
9

O Grupo Parlamentar do PS destacou, no decorrer do debate sobre as pescas, no primeiro dia da sessão plenária de setembro, que está a acontecer na Horta, “o trabalho que o Governo dos Açores do PS tem desenvolvido para valorizar o pescado Açoriano e melhorar o rendimento dos nossos pescadores”.
Esta posição foi defendida pelo deputado socialista, José Ávila, no âmbito uma interpelação do Bloco de Esquerda, referente à crise no setor.
José Ávila reconheceu que as pescas atravessam um “momento que nos deve preocupar”, no entanto criticou a oposição por assumir “discursos destrutivos”, que “em nada ajudam o setor”, lamentando que “o PSD nada propõe e depois vem pedir contas ao Governo Regional”.
O deputado socialista é contra a posição do PSD quando a afirma que a frota pesqueira dos Açores está “sobredimensionada”, alegando que “67% das embarcações de pesca Açorianas têm menos de nove metros de comprimento e usam artes de pesca à linha”.
O parlamentar do PS considera o caminho a seguir passa por “promover a imagem do pescado dos Açores através de uma marca própria, avaliar as potencialidades externas do pescado Açoriano, valorizar as espécies com pouco valor comercial através da transformação, valorizar a pesca dos pequenos pelágicos e implementar a venda eletrónica em todas as lotas de todas as ilhas dos Açores, processo que está a decorrer”, sublinha.
Concluindo que “o Governo dos Açores, juntamente com os parceiros sociais, tem encetado uma série de medidas para ultrapassar esta fase”, reconheceu que “é verdade que estamos a pescar menos, mas também é verdade que estamos a vender melhor”, afirmou José Ávila.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO