Governo promove formação que visa sensibilizar administração pública para a integração de imigrantes

0
23
DR
DR

A Vice-presidência do Governo dos Açores promove, através da Direção Regional das Comunidades, a formação A Integração de Imigrantes: Introdução à Lei da Nacionalidade e Diálogo Intercultural, nos dias 11 e 12 de fevereiro, destinada a trabalhadores da Administração Pública Regional implicados direta ou indiretamente no processo de acolhimento e integração de imigrantes.

Com o objetivo de atualizar as competências, conhecimentos e aptidões de colaboradores afetos a departamentos de áreas como a educação, saúde, habitação, segurança social ou emprego e qualificação profissional, esta ação aborda o processo de integração dos imigrantes e promove a compreensão e a incorporação da diversidade como uma questão transversal na prestação destes serviços.

Dividida em duas sessões de três horas cada, a formação começa por abordar a Lei da Nacionalidade e as suas especificidades, no dia 11 de fevereiro. No dia seguinte, debruça-se sobre a temática do Diálogo Intercultural e a compreensão da diversidade e da relação com os outros no mundo atual.

A formação, realizada em formato online e em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, é promovida no âmbito do projeto europeu REGIN – Regions for Migrants and Refugees Integration.

O REGIN pretende reforçar a capacidade das entidades regionais na promoção da integração dos migrantes, através da criação de uma rede de cooperação internacional que forneça e desenvolva um conjunto de instrumentos destinados a melhorar o desempenho das regiões nesta área.

O Governo dos Açores integra esta rede em conjunto com outras entidades regionais da Bélgica, Espanha, França, Itália e Suécia.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO