Horta recebe o “Saborea – O Faial à Volta da Mesa” de 27 de março a 1 de abril

0
122
blank

cidade da Horta recebe de 27 de março a 1 de abril o “Saborea – O Faial à Volta da Mesa”.
O evento, promovido pelo Município da Horta e pela Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores (ADCA), vai reunir história, gastronomia, património e tradição, numa iniciativa que prima pelo desenvolvimento de destinos turísticos gastronómicos sustentáveis, avançou o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta na conferencia de imprensa de apresentação do evento.

“Este 2º Encontro de História da Alimentação dos Açores, o primeiro no Faial, realiza-se em época baixa, de modo a permitir ampla frequência dos profissionais da restauração, em particular, e da área do turismo”, afirmou Carlos Morais, evidenciando que o evento consistirá em palestras técnico-científicas, visitas a produtores e produções, na constituição de uma feira de produtos gastronómicos e em diversos eventos de conversas com chefs e outros profissionais de reconhecido prestígio, bem como demonstrações de confeções e provas ao vivo.

“Serão 5 dias de partilha de práticas e experiências, tanto para a população como para os empresários do setor. Assim, o Município procura potenciar e dinamizar a economia local, contribuindo para atenuar a sazonalidade da afluência de visitantes ao Faial”.

A par da divulgação dos produtores locais e da diversificação do receituário local através da redescoberta de antigas confeções, o autarca avançou também que este evento “é essencial para aumentar o conhecimento sobre a história da alimentação no Faial, dos Açores e do espaço da Macaronésia”.

As atividades que integram o vasto programa do “Saborea – O Faial à Volta da Mesa” decorrerão no Mercado Municipal, Casa Manuel de Arriaga e no Auditório da Biblioteca e Arquivo Regional João José da Graça.

A iniciativa, integrada no projeto Interreg/MAC “Saborea”, resulta de uma parceria do Município da Horta, Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores (ADCA), Museu da Horta, Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e o Museu de Angra do Heroísmo, contando ainda com o apoio de vários parceiros da Madeira, Canárias, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, com a Associação Para a Valorização Económica dos Açores (AVEA) e a Câmara de Comércio de Angra.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!