Informação Semanal- Município Das Velas

0
39
DR
DR

REABILITAÇÃO DA ERMIDA DE SÃO VICENTE

Já começaram as obras de reabilitação da Ermida de São Vicente, as quais contam com a Colaboração da Junta de Freguesia de Santo Amaro, em articulação com a Paróquia da Senhora da Boa Hora. 

Para o Nosso Presidente, Luís Silveira, este tipo de intervenção é algo que para além da proximidade que deve haver entre o Município e a Nossas Instituições, o mesmo é determinante para salvaguardar o nosso património edificado bem como perpetuar nas gerações vindouras a nossa Cultura e Tradições seculares. 

De salientar que a intervenção em causa é profunda, dado o elevado estado de degradação do imóvel, do qual apenas restará as paredes estruturais e o altar. 

Contudo, importa salientar que será mantida a sua traça arquitetónica, nomeadamente a fachada em pedra basáltica, a colocação de novo teto, reabilitação total dos interiores, conservação do altar, arranjo dos arruamentos e dotação de instalação elétrica e rede de abastecimento de água.                                                                                           

Leia aqui a nota de imprensa: http://cmvelas.pt/?p=18613

DR
DR

 

JÁ SE ENCONTRA EM VIGOR O REGULAMENTO DE APOIO À NATALIDADE

 O “Regulamento de Apoio à Natalidade” promovido pelo Município de Velas entrou em vigor ontem, dia 05 Abril, o qual poderá ser consultado no site da Autarquia (www.cmvelas.pt) ou nos Serviços da DAG (Divisão de Administração Geral) no Edifício Paços do Concelho. 

O apoio ao abrigo do “Regulamento de Incentivo à Natalidade” atribui benefícios sociais que se traduzem num cheque-prenda e num vale com a duração de 1 (um) ano que será repartido por 12 (doze) meses.

O incentivo/apoio à natalidade concretiza-se sob a forma de reembolso de despesas efetuadas no setor empresarial do Concelho de Velas, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança.

São beneficiárias todas as crianças nascidas a partir de 1 de Janeiro de 2020, residentes no Concelho de Velas e desde que preenchidos os requisitos constantes no regulamento em causa.

As candidaturas aos apoios previstos devem ser requeridas até 120 dias após o nascimento do beneficiário, ou, no caso dos nascidos antes da entrada em vigor do presente regulamento, até 120 dias após a entrada em vigor do mesmo.

DR
DR

HOMENAGEM AO ANTIGO “VINHO DOS CASTELETES” 

Município em articulação com a Junta de Freguesia da Urzelina, reabilita espaço na Marginal dos Casteletes, o qual terá como principal propósito perpetuar no tempo o antigo “Vinho dos Casteletes” numa homenagem a todos quantos no passado souberam criar um dos melhores e mais apreciados vinhos em Portugal e Europa e que foi por inúmeras vezes selecionado como o vinho oficial da Realeza para eventos de grande relevo. 

Para além disso, será mais um espaço requalificado, que terá à semelhança de outros naquela zona alguns equipamentos para a prática de exercício físico sendo o local propício a caminhadas, bem como foi tido em conta a proteção das pessoas junto à encosta.  

Juntos faremos da Nossa Terra um lugar cada vez mais aprazível, onde se gosta de estar e viver, e cada dia mais bem preparado para receber quem nos visita e faz de São Jorge o seu destino de férias. 

DR
DR

PRESIDENTE RECEBE SINDICATO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL

O Presidente do Município de Velas recebeu uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

No encontro que decorreu no Edifício Paços do Concelho, Luís Silveira recebeu a Coordenadora Regional de Angra, Benvinda Borges, Vanda Figueiredo da Direção Nacional do Sindicato, bem como dirigentes locais. 

Entre os vários assuntos em discussão esteve a aplicação do Suplemento de Penosidade e Insalubridade e outros assuntos relacionados com a defesa e direitos dos trabalhadores, entre os quais a revogação do SIADAP, o atual sistema de avaliação de desempenho dos Colaboradores na Administração Pública. 

DR
DR

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA CLASSIFICAÇÃO DA POÇA SIMÃO DIAS

O Auditório Municipal das Velas recebe, no próximo dia 15 de Abril, a apresentação pública referente à Classificação da Poça Simão Dias como Monumento Natural de Interesse Municipal.

A sessão tem o seu início previsto para as 19h30, sendo importante recordar a necessidade de serem cumpridas as medidas preventivas no âmbito da pandemia do Coronavírus, Covid-19.

DR
DR

ACESSO A VIATURAS DE SOCORRO

Município continua empenhado em melhorar o acesso a viaturas de socorro às habitações do Concelho, no caso em apreço na Freguesia do Norte grande e mais em concreto em Santo António, num trabalho realizado em articulação com a Junta de Freguesia.

DR
DR

OBSERVATÓRIO DO TURISMO LANÇA INQUÉRITO PARA SONDAR TENDÊNCIAS PARA TURISMO

O Observatório do Turismo dos Açores lançou um inquérito que tem em vista sondar as tendências de futuro para o setor do turismo, investigando os efeitos da pandemia na confiança dos turistas e nos planos de viagem. 

Para além disso, este inquérito pretende aferir a intenção de férias de residentes na RAA e o impacto da COVID-19 no futuro das viagens.

Participe aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/TURISMO_RAA_RESIDENTES

DR
DR

CENSOS 2021

 Já arrancou aquela que é a maior operação estatística do país, organizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

A primeira fase começou com a distribuição das cartas com a informação necessária para a resposta aos Censos 2021.

Para responder basta aceder ao site censos2021.ine.pt, colocar o código e a password indicados na carta do INE, responder às questões e quando terminar selecionar “Entregar”. 

Para os cidadãos que não têm Internet, o INE disponibiliza outros modos de resposta, nomeadamente o telefone 210 542 021.

Mais informações poderão ser obtidas em: censos2021.ine.pt

DR
DR

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO