Já foram aprovados 90 ME de investimento na modernização das explorações agrícolas nos Açores

0
19
DR

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, em São Jorge, que já foram aprovados 90 milhões de euros de investimentos promovidos pelos agricultores para a modernização das explorações, financiados pelo PRORURAL+, o que traduz um sinal claro de confiança no futuro da agricultura nos Açores.

“No global, a Região já aprovou cerca de 900 projetos de modernização das explorações agrícolas, que representam um investimento de 90 milhões de euros, sendo que, por outro lado, cerca de 240 jovens agricultores instalaram-se pela primeira vez no setor, com um investimento público de 10 milhões de euros”, revelou João Ponte, que falava quinta-feira na inauguração do caminho agrícola do Pau Pique, cerimónia presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

Para o titular da pasta da Agricultura, estes dados, para além de expressarem a vontade em melhorar o desempenho das suas explorações, transmitem ainda uma grande confiança por parte dos agricultores no futuro do setor nos Açores.

O caminho agrícola agora inaugurado no âmbito da visita do Governo à ilha de São Jorge, resulta de um investimento de 400 mil euros, que promove a melhoria da acessibilidade e o dinamismo económico do setor.

Para João Ponte, o Governo Regional cumpre com esta inauguração mais um compromisso assumido com os agricultores e com as organizações de produtores, adiantando que serão beneficiados com esta obra, localizada no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Ribeira Seca – Norte Pequeno, 25 explorações agrícolas, numa área com 150 hectares.

O Secretário Regional destacou que, só nos últimos 10 anos, o Governo dos Açores investiu em infraestruturas agrícolas na ilha de São Jorge cerca de cinco milhões de euros, o que revela bem a aposta feita no desenvolvimento do setor agrícola, na criação de boas condições para os agricultores poderem exercer a sua atividade e tornar as suas explorações cada vez mais competitivas e preparadas para os desafios do futuro.

Apesar das políticas e dos investimentos realizados em termos de infraestruturas agrícolas nos Açores nos últimos anos, João Ponte considerou que é sempre preciso continuar a fazer mais e melhor pelo desenvolvimento contínuo do setor agrícola.

João Ponte frisou que, em termos de abastecimento de água, o Governo Regional, através da IROA, em colaboração com a Universidade dos Açores, procedeu a um conjunto de estudos específicos em várias ilhas para aferir as necessidades do setor, que vão ajudar a tutela a definir um conjunto de investimentos nesta área para os próximos 10 anos, que serão financiados no âmbito do próximo quadro comunitário.

Para além disso, salientou que foram recentemente aprovados em Conselho de Governo o Regime de Cessação da Atividade Agrícola e o Regime Jurídico da Agricultura Familiar e que, em breve, será aprovado o programa Jovem Agricultor.

“São importantes instrumentos da estratégia política do Governo dos Açores, focados no futuro, que visam dar melhores condições aos agricultores para continuarem a desenvolver a sua atividade, os seus territórios e melhorem a qualidade de vida”, afirmou João Ponte.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO