JOÃO MARIA FRAGA GREVES (1955-….) Carteiro, político e lavrador

0
86

Nasceu na freguesia e concelho da ilha do Corvo em 13 de Fevereiro de 1955, filho de José Fraga Greves e de Luísa da Conceição Vieira Nunes Greves, ele agricultor e ela doméstica.

            Na escola primária da sua freguesia natal concluiu a 4.ª Classe do Ensino Primário em 1967. Depois manteve-se na pequena agro-pecuária dos pais, e, mais tarde, trabalhou como eventual nas obras dos CTT e nas Obras Públicas do Corvo, durante alguns anos.

            Em 21 de Janeiro de 1974 entrou para o Serviço dos CTT, na ilha do Corvo, onde se empregou como carteiro, iniciando, deste modo, a sua carreira profissional. Melhora então, a pouco e pouco a sua instrução, os seus conhecimentos e sua cultura, quer pela experiência obtida e contactos e viagens que a vida lhe proporcionou, quer pelas leituras que faz. Assim, é nesse serviço que se aposenta em Agosto de 2001.

            Na sequência do “25 de Abril de1974”, instituída a democracia, decidiu participar na vida política local, com vista a melhor servir os interesses da sociedade corvina.

            Deste modo, em 1976 foi eleito Presidente da Assembleia Municipal do Corvo, como independente, pelas listas do PPD/PSD – Partido Social Democrata, mandato que manteve e que repetiu nas eleições seguintes.        

            Depois dessa experiência, integrando as listas do CDS/PP, Centro Democrático Popular – Partido Popular, como independente, foi eleito, em 1996, deputado à VI Legislatura da Assembleia Legislativa Regional, pelo Círculo Eleitoral do Corvo. Nela fez parte de várias Comissões permanentes e eventuais, nomeadamente das seguintes: Juventude e Assuntos Sociais, Política Geral e Assuntos Internacionais, Assuntos Sociais e Política Geral, Acompanhamento da Acção Governativa, Inquirição ao Jornal “Açoreano Oriental”, Estudos da Toxicodependência, Inquérito para Averiguações das Listas às Eleições Autárquicas.

            Como aderiu ao CDS/PP em 1998, tem nele desempenhado diversos cargos nos corpos directivos, com destaque para o cargo de Vice-Presidente da Comissão Directiva, tendo assumido no partido outros cargos a nível regional e até nacional.

            Em 2 de Janeiro de 2001 assumiu o cargo de Presidente da Câmara Municipal do Corvo, para o qual havia sido eleito pelas listas do CDS/PP – Centro Democrático Social, mandato esse que cumpriu com dedicação e competência até ao final. Dos diversos empreendimentos levados a efeito, salientam-se os seguintes: o Lar de Idosos do Corvo; a Casa Mortuária; o arranque da Biblioteca Municipal; e o projecto do aterro sanitário. Derrotado nas eleições autárquicas seguintes, abandonou a sua participação na vida política, embora mantendo actividade partidária.

            A sua acção desenvolveu-se ainda noutras actividades de natureza social, sempre com a preocupação de servir a sociedade, designadamente da corvina.                

            Fez parte da “Filarmónica Lira Corvense” desde 1969, actividade essa que intensificou com a sua renovação em 1982, onde é um dos músicos, como trompetista. Deste modo, acompanhou a filarmónica nas suas deslocações à ilha das Flores, por várias vezes, e, em1997, aFall River, EUA, aonde a mesma se deslocou para ali participar em festas da comunidade portuguesa.

            Presentemente é sócio da Lacticorvo, empresa de lacticínios do Corvo, que ali se organizou para exploração do queijo da ilha, com capitais privados e municipais; é sócio da Associação dos Bombeiros Voluntários do Corvo e irmão da Santa Casa da Misericórdia do Corvo.

            Para além disso, ocupa-se da pequena agro-pecurária da família.

            É de feitio simples e humanista, sempre disponível a ajudar os que dele carecem. O maior exemplo dessa disponibilidade é o facto de encontrar tempo e dedicação preciosa para acompanhar o nosso amigo Óscar Patrício Nunes a diversos Hospitais, onde ele recebe tratamentos para a sua saúde, bem como as imensas visitas que lhe faz a casa para o servir convenientemente e acompanhar, se necessário.

            Interessadamente pelas actualidades do dia-a-dia, quer políticas, quer sociais ou culturais, aumentando assim os seus conhecimentos.

            Ultimamente tem enfrentado alguns problemas de saúde, o que o levou a consultar diversos médicos e a passar por vários estabelecimento hospitalares. 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!