Jonas&Lander apresentam “Lento e Largo” no Teatro Micaelense

0
23
blank
DR

No âmbito da parceria com o festival Walk&Talk, o Teatro Micaelense acolhe, a 13 de julho, “Lento e Largo”, uma performance de Jonas&Lander.

Com um ambiente cénico baseado e influenciado pelo trabalho de Hieronymous Bosch, Jonas&Lander inscrevem performers robóticos e humanos para criar um apocalipse visual. Numa paisagem irreal, ambas as entidades irão socializar, dançar, beijar, ordenar e obedecer, de igual para igual. São explorados os limites de virtuosismo performativo, mais ou menos subtil, de cada performer. A capacidade robótica de voar sobre a audiência contrasta com a capacidade humana de beijar, dilatando e esbatendo as fronteiras de ação de cada organismo. Estes robôs irão dar músculo a um universo absurdo, vestindo e expondo materiais orgânicos como peles, escamas ou chifres, inspirados na taxidermia pária de Enrique Gomez de Molina. Lento e Largo é uma qualidade específica da música clássica, que descreve um determinado andamento e atmosfera inundados pela melancolia. A amplitude desta atmosfera influencia as ações e coreografias que podem transbordar do palco até os limites da sala.

Jonas&Lander (Jonas Lopes e Lander Patrick) têm contribuído para o imaginário um do outro desde 2011, experienciando paradigmas contrastantes em experiências de âmbito pessoal e profissional. “Cascas d’OvO” (2013) revela a sua inscrição como profissionais da área artística, construída nos jardins públicos de Lisboa e Guimarães com cães e pardais como audiência à força, que os levou a reconhecer o poder de comunicação dos seus corpos. Literalmente e metaforicamente, começaram a andar de olhos vendados, percorrendo vários teatros europeus e da América do Sul, sendo ainda selecionados como Aerowaves Priority Company 2014. Das suas obras seguintes, destacam-se “Matilda Carlota” (2014), “Arrastão” (2015) e “Adorabilis” (2017), esta última criação integrando novamente a seleção de Aerowaves Priority Company 2017.

“Lento e Largo” é uma coprodução da rede de programação cultural 5 Sentidos (Centro de Arte de Ovar, Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Micaelense, Teatro Municipal da Guarda, Teatro Municipal do Porto, Teatro Nacional São João, Teatro Virgínia e Teatro Viriato), no âmbito do Programa de Convite à Criação Artística Nacional; do Teatro Freiburg (DE) e do Teatro do Bairro Alto.

Os bilhetes têm um preço de €7,5 e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Micaelense e em bol.pt

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!