Fonte: JSD
O Concelho da Madalena na Ilha do Pico foi o local escolhido pela Juventude Social Democrata da Ilha do Pico e a Juventude Social Democrata da Ilha do Faial para a assinatura do protocolo de cooperação entre ambas as estruturas, neste sábado.
O protocolo, agora assinado, pretende firmar uma plataforma de cooperação entre as duas estruturas de juventude, reforçando o diálogo e a defesa conjunta das singularidades de cada uma das ilhas.
Para Simone Amorim, presidente da JSD/Pico “o diálogo que temos vindo a manter a esta parte tem sido extremamente frutífero para ambas as estruturas, tal como foi exemplo o início da nossa parceria, aquando da realização de uma moção temática levada ao último Congresso Regional da JSD/Açores”.
A Presidente da JSD/Pico destaca ainda que “estas duas ilhas estão intimamente ligadas ao longo da sua história e é, por isso, fundamental trilhar este caminho naquilo que nos une, nos problemas e nas dificuldades que os jovens destas duas ilhas enfrentam e que são, em muitos casos, idênticos”, referiu.
Bianca Azevedo, Presidente da JSD/Faial falava durante a assinatura do protocolo, destacando que “a sinergia criada aquando da realização da moção temática levada a congresso foi algo extremamente positivo e vimos que, de facto, havia margem para progredir na nossa relação instituicional”. “Acreditamos que ainda há muito caminho a trilhar e temos já na agenda futuras parcerias que serão muito positivas para as duas estruturas e para os jovens, quer Faialenses quer Picoenses” acrescentou Bianca Azevedo.
O Protocolo agora firmado prevê a promoção de intercâmbio de ideias e experiências, decorrentes das atividades específicas de cada um dos outorgantes, incidindo em áreas de interesse comum. Objetiva também estabelecer mecanismos de cooperação que tornem possível uma plataforma de entendimento na salvaguarda dos interesses dos jovens Picoenses e Faialenses, promovendo, de forma conjunta, a organização e realização de conferências e outras ações.