Legislativas 2012: BE quer centro de investigação internacional para rentabilizar a riqueza do mar dos Açores

0
16

A Comitiva do Bloco de Esquerda deslocou-se na manhã de segunda-feira, dia 1 de Outubro, ao Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores.

De acordo com Zuraida Soares, líder do Bloco de Esquerda e cabeça de lista por São Miguel, a visita ao DOP teve como objectivo fundamental testar a proposta de criação de um centro de investigação internacional.

 “Por os Açores no mapa da investigação do mundo” é um dos objectivos deste centro, afirmou a líder do BE.

Do ponto de vista de Zuraida Soares, o futuro dos Açores passa pelo desenvolvimento, pela alta tecnologia e pelas experiências ligadas ao sector do mar. “O mar é estratégico para os Açores e para o país, mas isto não pode ser só um slogan de campanha, se é estratégico tem que ser uma prioridade no investimento”, salientou a líder do BE. Na sua opinião, para esse desenvolvimento “falta a aposta política consequente”, uma vez que está tudo criado e instalado neste departamento e o DOP já tem parcerias com instituições nacionais.

“O DOP é uma riqueza e tem de ser alvo de prioridade e investimento quer ao nível da universidade, quer ao nível da região, quer ao nível do país”, realçou Zuraida Soares.

Por sua vez, Catarina Martins, deputada do BE na Assembleia da República, afirmou que “o BE aposta no investimento no conhecimento e nos recursos dos Açores” e “é a aposta nesses recursos que podem fazer o país sair da crise”.

Mário Moniz, cabeça de lista do BE pelo Faial evidenciou a importância que o DOP tem para a sustentabilidade do sector da pesca e para a garantia do futuro desta actividade.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!