Legislativas 2016 – Carlos Ferreira defende “melhor articulação” entre entidades públicas e instituições na ação social

0
8

A candidatura PSD/Faial dedicou a manhã de quinta feira à área da ação social. Neste contexto, Carlos Ferreira e Luís Garcia, reuniram com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e visitaram as instalações da Cáritas do Faial.

Segundo o candidato do PSD pelo círculo do Faial, estas visitas tiveram como principal propósito, “reconhecer o trabalho que estas instituições fazem ao nível dos processos de acompanhamento das crianças e jovens do Faial e no caso da Cáritas de combate à pobreza na nossa ilha” bem como, “elogiar o trabalho que os voluntários fazem no desenvolvimento das ações e da missão destas instituições”, salientando ainda que, “estamos a falar destas duas, mas este elogio é extensível a todas as outras organizações não governamentais e IPSS’s que trabalham nesta área”, frisou.

O cabeça de lista, fez questão de sublinhar que “há muita pobreza escondida nos Açores e no Faial”, por isso entende que “é importante que olhemos para estes casos, que são cada vez mais, e que façamos algo de concreto para resolver estas situações, para abordar este problema”, disse.

A este respeito, Carlos Ferreira, considera que “é fundamental melhorar a articulação das entidades publicas e das organizações não governamentais”, que se dedicam a esta área, dotando-as de “técnicos com mais tempo e com maior disponibilidade, para no terreno e de forma coordenada, trabalharem estas situações”.

No entender, do candidato, “é necessário também, manter e reforçar os apoios a quem realmente precisa e simultaneamente criar emprego para dar maior dignidade às famílias, melhores condições, estabilidade financeira e familiar”, reforça.

Na sequência da reunião com a CPCJ, Ferreira, defendeu a criação de uma casa de acolhimento na Ilha. “Parece-nos muito importante, pensar em criar ou reabilitar no Faial, uma casa de acolhimento para os jovens institucionalizados” de forma, a que “essa institucionalização seja menos penosa e difícil, não os retirando do seu meio”, permitindo assim, “trabalhar de forma mais eficaz e célere na sua reinserção e na sua valorização na nossa sociedade”, entende.

Para o candidato social democrata, os projetos do partido para esta área social, passam ainda “pela manutenção e reforço dos apoios sociais e em simultâneo pela criação de emprego”. Segundo Carlos Ferreira, o emprego, foi aliás apontado, por estas instituições, como uma das principais causas de pobreza.

Carlos Ferreira lembrou que os Açores apresentam “índices de pobreza persistentes e alarmantes”, para contrariar estes números, refere “é fundamental criar emprego para que os apoios sociais, que se devem manter e ser reforçados, sejam dentro do possível de caráter transitório e temporário, para que as famílias possam progressivamente tornar-se autónomas e dotadas de melhores condições financeiras que são essenciais também para a formação dos seus filhos”, salientou.

 

Subscreva a nossa assinatura

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

Para mais informações [email protected]

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!