Madalena, O Município Com Maior Igualdade de Rendimentos Em Toda a Região

0
15

Na vanguarda das políticas sociais, o mais jovem Concelho da ilha é ainda um dos Municípios do país com melhores resultados no combate à desigualdade de rendimentos e o sexto da região, onde se aufere o maior rendimento bruto anual. 

A Madalena é o Concelho dos Açores onde o fosso entre ricos e pobres é menor, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), referente ao ano de 2018, que analisa o Coeficiente de Gini, utilizado para medir o quão desigual é a distribuição de rendimentos entre as pessoas, sendo menor quanto mais próximo de zero se situar o resultado.

Obtendo 23,6%, a Madalena destaca-se não só a nível regional, em que a média atinge os 27,9%, como também nacional (cuja média é de 26,5%), demonstrando a eficácia das medidas adotadas, localmente, no combate às assimetrias sociais e pobreza.

Apostando na educação como elemento impulsionador da justiça social e desenvolvimento territorial, de mãos dadas com as empresas, a autarquia tem vindo ainda a promover o emprego, em prol do crescimento pleno e equitativo do Concelho, que em 2017 apresentava a segunda taxa de desemprego mais baixa de todo o país.

“O nosso Município está entre os melhores de Portugal no que respeita à igualdade de rendimentos. Este é um resultado que nos enche de orgulho e que se deve também, em larga escala, à resiliência e ao empenho dos nossos empresários e das nossas instituições, fundamentais na criação de emprego e riqueza”, afirma José António Soares, Presidente da Câmara Municipal, agradecendo o esforço de todos no crescimento da Madalena.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO