Manuel Aguiar apresenta “Jovens de sucesso”

0
11

Depois de “Rosas para Lira” eis que surge agora “Jovens de sucesso”, o segundo livro de Manuel Aguiar.

Natural da Terceira, Manuel Aguiar leccionou durante 38 anos no Faial e é aqui que, como nos diz “tem os seus amigos”. Actualmente a viver no continente, assume que, agora sim tem tempo para escrever e que na forja estão mais uns livros.

Trata-se de uma colectânea de três peças de teatro que o autor escreveu há alguns anos a esta parte: “Zaragata familiar”, “Os amigos da Cinderela” e “Jovens de Sucesso” e que já foram levadas à cena pelo grupo de teatro “O Mundo da Fantasia”, grupo escolar que foi dirigido por Manuel Aguiar durante os anos em que deu aulas no Faial.

“Senti necessidade de escrever esta peça de teatro porque infelizmente os jovens são sempre vistos como alguém que não tem maturidade e que não quer alinhar com as ideias dos adultos… esta peça tenta combater essa opinião, com a qual eu não alinho. O objectivo de “Jovens de sucesso” passa por combater o estereótipo de que estamos perante uma geração rasca, mas sim perante uma geração à rasca” – disse Manuel Aguiar que acrescentou ainda que “antes de criticarem os jovens, os adultos deviam fazer um exame de consciência àquilo que se está a passar…”

Manuel Aguiar defende que passar mensagem através da escrita e através da representação é uma forma de “elevar a auto-estima dos alunos e de lhes mostrar que as críticas de que são alvo já vêm de há milhares de anos…”

O autor defende “não tive alunos malcriados, tive pais que não souberam educar os filhos e, infelizmente ainda ninguém me conseguiu provar que estava enganado. Temos que saber educar e não nos podemos demitir da educação dos nossos filhos”.

A peça “Jovens de Sucesso” destina-se, sobretudo, a alunos do 2.º e 3.º ciclo e secundário e aborda três aspectos que neste momento preocupam os jovens: Gravidez precoce, Anorexia e Bulimia.
“Se nós repararmos bem temos muitas jovens com a expectativa de serem top models, e como tal fazem sacrifícios na alimentação que lhes leva a criar anorexia que é uma doença social e muito difícil de tratar. Há depois os jovens que comem demasiado, caso da Bulimia, mas o tema central desta peça é sem dúvida, a gravidez precoce” – explica o autor.

Lançar o livro aqui na Horta foi algo muito natural, “foi aqui que estive anos felicíssimos da minha vida, é aqui que tenho os meus amigos”…

Numa edição própria e impresso na gráfica Ferreira e Soares, foram levados à estampa 150 exemplares. O livro é apresentado amanhã, sexta-feira, pelas 21h00 na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!