Manuel Costa Júnior reconduzido como diretor do Museu do Pico

0
37
DR

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), reconduziu Manuel Costa Júnior no cargo de Diretor do Museu do Pico, em comissão de serviço, pelo período de três anos.

O Diretor permanece no cargo que exerce desde 2000 no Museu do Pico, que é dividido em três pólos – um em cada concelho – da ilha do Pico.

Manuel Francisco Costa Júnior licenciou-se em 1988 em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, da Universidade Clássica de Lisboa. Em 1989, concluiu o Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras de Lisboa, tendo, em 1990, terminado o estágio Pedagógico para a docência, no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, na Escola Secundária de Sacavém.

Durante quinze anos, exerceu as funções de professor de História, nas Escolas Básicas e Secundárias de Caneças, de Sacavém, de São Roque do Pico e das Lajes do Pico.

Desde 1 de janeiro de 2000 até ao presente, desempenhou as funções de Diretor do Museu Regional do Pico e de Presidente da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional.

Por nomeação, entre 2006 a 2008, exerceu as funções de Vogal da Comissão Diretiva da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico, Património Mundial da Unesco e, de 2008 a 2012, exerceu, também por nomeação, as funções de Vogal do Conselho de Gestão do Parque Natural da ilha do Pico.

Enquanto gestor cultural, tem desenvolvido e impulsionado inúmeros projetos no âmbito do património cultural, da museologia, da museografia, da divulgação e da comunicação científica e cultural, da animação patrimonial e museológica, das artes do palco, entre outros. Já como palestrante, conferencista e comunicador tem participado em inúmeras iniciativas e projetos culturais na Região, no país e no estrangeiro.

O atual Diretor participou ainda em diversas ações de formação nas áreas públicas do ensino, da pedagogia e da gestão cultural, patrimonial e museológica.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO