MiratecArts e o Município das Lajes do Pico assinam parceria a prol da cultura artística

0
146
blank
Música no Forte, Lavadias – Festival de Cinema ao Ar-Livre, e o retorno de Azores Birdwatching Arts Festival são três projetos únicos a acontecer em 2022 no concelho das Lajes do Pico. A apresentação da parceria entre a MiratecArts e o Município das Lajes do Pico aconteceu no Auditório Municipal, assim assinando protocolo entre as duas entidades para trabalharem a prol da cultura artística no concelho do primeiro povoamento na ilha montanha.
 “É uma criação de sinergias entre duas instituições que pretendem fomentar o desenvolvimento cultural, recreativo, artístico e social do nosso concelho”, destaca a Presidente Ana Brum. “E nada melhor do que começarmos pelo Forte de Santa Catarina, um espaço emblemático, de arquitetura militar e repleto de história.”
“Música no Forte” consiste numa temporada de músicas do mundo para os meses de verão, a acontecer ao pôr-do-sol de domingos, no Forte de Santa Catarina. “O programa está a ser construído e pretendemos apresentar em breve, incluindo participação de projetos musicais locais, regionais, nacionais e ainda um cheirinho internacional,” avança o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa.
O festival de cinema ao ar livre “Lavadias” aborda a temática do mar que nos rodeia e será exibido durante o mês de agosto. E, em novembro, é o retorno do “Azores Birdwatching Arts Festival”, que tem o objetivo de promover a prática da observação de aves e fomentá-la, de forma educativa, através da dinâmica criada por intermédio das artes.
 
“Esta é uma das maiores parcerias nos dez anos de vida da MiratecArts nos Açores”, admite Terry Costa, “mostrando que com menos de 10% do custo das festas de verão consegue-se construir muito para a cidadania e desenvolver localmente. Estamos gratos com esta aproximação da equipa da Câmara Municipal das Lajes do Pico e esperamos construir um futuro mais cultural, artístico e educativo – porque, juntos conseguimos mais.”
A terminar a apresentação, a Presidente da Autarquia Lajense, Ana Brum, adicionou que esta parceria não só é benéfica para as duas entidades, mas “uma mais-valia para o concelho das Lajes, para o seu desenvolvimento cultural, recreativo, artístico e social e, assim, dar vida a espaços tão maravilhosos como o Forte de Santa Catarina. Vamos, todos juntos, reacender a chama da nossa cultura, das nossas tradições, daquilo que de melhor temos no concelho das Lajes”