Município da Madalena Participa em Ação de Controlo de Espécies Invasoras

0
47
DR/CMM
DR/CMM

Ação dinamizada pela Life Vidalia contou com o apoio da autarquia madalenense e a participação de dezenas de alunos, de forma a combater a proliferação do chorão-da-praia, uma espécie infestante que se encontra em franco crescimento na área envolvente à Piscina Municipal, impedindo o desenvolvimento e sobrevivência da vegetação nativa.

Dezenas de alunos da Escola Profissional do Pico e da Escola Cardeal Costa Nunes estão a participar numa ação de combate à propagação do Carpobrotus edulis, vulgarmente conhecido como chorão-da-praia.

Ao longo desta e da próxima semana, os estudantes irão remover a densa vegetação que se aglomerou junto à Piscina Municipal, controlando assim uma das espécies invasoras mais nocivas na Ilha e promovendo a biodiversidade endémica e nativa, ao plantar, nas áreas agora desocupadas, Vidalia, Bracelo da Rocha, Salsa Burra, Bermim e Diabelha.

Disponibilizando todo o apoio logístico necessário, o Município da Madalena de imediato abraçou o desafio proposto pela Life Vidalia, evitando a proliferação para novas zonas do chorão-da-praia, uma ameaça às espécies autóctones existentes, de modo a preservar a riqueza e a diversidade dos  ecossistemas do nosso Concelho.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO