Museu de Angra do Heroísmo promove visita à Carmina – Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes

0
14
DR/GACS
DR/GACS

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove, nos dias 12 e 26 de novembro, mais uma edição das visitas temáticas à hora do almoço “Venham mais 5!”.

Na quinta-feira, 12 de novembro, pelas 13h00, terá lugar uma visita à Carmina – Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, com uma sessão interpretativa da exposição “Simbologias”, de Dimas Simas Lopes, orientada pela Coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, Ana Lúcia Almeida, e pela monitora Inês Machado.

A exposição “Simbologias” apresenta dois conjuntos de obras, intitulados “Breviário Açoriano” e “Sinais da Matéria”, que reúnem telas de grande dimensão espiritual, em que a universalidade de símbolos ancestrais é impregnada por uma vivência regional, criando uma iconografia açoriana fortemente marcada pela presença do Divino.

A inauguração desta exposição, a 9 de outubro, marcou a abertura ao público do novo Núcleo Museológico do Museu de Angra do Heroísmo, a Carmina – Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, na sequência da sua doação por Dimas Simas Lopes, que, além de artista conceituado na área da pintura e da cultura, se distinguiu pela sua ação ímpar na difusão da arte contemporânea na ilha Terceira.

A visita está limitada a 10 participantes e é gratuita, mas dependente de marcação prévia, que deve ser feita até às 14h00 de 11 de novembro através do email mu[email protected]pt ou do telefone 295 240 800.

A 26 de outubro decorre, no Edifício de S. Francisco, uma visita subordinada ao tema “Pela Terra, Mar e Ar”, na qual serão comentadas pelo técnico Heliodoro Tarcísio peças das Unidades de Gestão de Transportes e de Náutica e Aeronáutica do Museu de Angra do Heroísmo.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO