Museu do Pico acolhe apresentação do livro “Breve História da Europa”, de Raquel Varela

0
27

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, acolhe terça-feira, 9 de julho, pelas 21h30, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o lançamento do livro “Breve História da Europa”, da autoria da historiadora Raquel Varela, cuja apresentação estará a cargo de Manuel Francisco Costa Jr.

A obra “Breve História da Europa: Da Grande Guerra aos Nossos Dias” é um ensaio histórico sobre os principais acontecimentos que marcaram o continente entre 1917 e 2017, num olhar sobre as dinâmicas sociais de um século.

Do militarismo imperialista à Revolução Russa, da crise de 1929 à Segunda Guerra Mundial, do fim do pacto social à crise da União Europeia, passando pelas descrições do ‘Maio de 68’ e da ‘Primavera de Praga’, Raquel Varela coloca o trabalho e as suas relações políticas e sociais no centro das grandes mudanças que ocorreram nos últimos 100 anos.

Raquel Varela, historiadora, investigadora e professora na Universidade Nova de Lisboa, é autora e coordenadora de 25 livros sobre história do trabalho, do movimento operário, da história global, tendo publicado mais de meia centena de artigos em revistas com arbitragem científica, na área da Sociologia, História, Serviço Social e Ciência Política.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO