“O meu caminho” de Helder Bettencourt apresentado no Museu dos Baleeiros

0
17

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu do Pico (MP), promove no próximo sábado, dia 30 de outubro, pelas 20h30, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes, a realização de um concerto de apresentação do CD “O meu caminho”, da autoria de Helder Bettencourt, a cargo de Manuel Francisco Costa Jr., diretor do MP.

Composto por doze temas, em clarinete, maioritariamente do cancioneiro Açoriano, o trabalho discográfico retrata o percurso de 37 anos de vida musical. Com este CD, o autor/intérprete pretende renovar o repertório para este instrumento, tendo como objetivo que alguns dos temas originais e da música açoriana incluídos neste trabalho possam ser editados em partitura e tocados em escolas e conservatórios de música da Região.

Helder Bettencourt começou os seus estudos musicais aos nove anos na Filarmónica Sociedade Recreio União Prainhense. É professor de música do 3.º Ciclo e Secundário na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico. Fez parte da Comissão Executiva Instaladora no Conservatório Regional da Horta. Pertenceu à Orquestra Regional Lira Açoriana, onde exerceu as funções de maestro‐adjunto e clarinete solista.

Foi maestro da Orquestra Juvenil da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e responsável pela ‘big banda’ Banda a Gosto, assim como maestro da Sociedade Recreio União Prainhense e da Filarmónica União Artista de São Roque e diretor do Centro de Artes de São Roque do Pico.

Atualmente, é maestro da Filarmónica Sociedade Recreio União Prainhense, e dedica‐se à formação de jovens músicos, auxiliando várias bandas da ilha do Pico. Como compositor já viu o seu trabalho reconhecido, distinguido, e apresentado mundialmente.

A entrada para o evento é gratuita e o uso de máscara é obrigatório.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO