“O Serviço Regional de Saúde ainda tem desafios exigentes, mas merece a nossa confiança total”, garante Dionísio Faria e Maia

0
14
DR

“O Serviço Regional de Saúde ainda tem desafios exigentes para ultrapassar, mas merece a nossa confiança total, porque é um serviço de qualidade”, garante o deputado Dionísio Faria e Maia, no âmbito da participação no Fórum sobre o “Serviço Regional de Saúde: uma conquista e um direito dos Açorianos”, organizado pela Ordem dos Enfermeiros nos Açores, esta sexta-feira.

Em termos de desafios, Dionísio Faria e Maia realçou a importância de todos os Açorianos terem médico de família: “A cobertura assistencial universal por médico de família foi um desafio porque era muito difícil a contratualização, porque a medicina geral e familiar aparece tardiamente como uma opção dos médicos portugueses, os hospitais sugavam todas as opções formativas em áreas muito diferenciadas”. Hoje, acrescenta, “felizmente a medicina geral e familiar ganhou o seu espaço, e em 2020 será uma realidade em toda a Região, se bem que na realidade insular precisa de alguma complementaridade, principalmente nos Centros de Saúde de Unidades de Ilha sem hospital”.

A aposta na modernização no setor da Saúde foi outros dos grandes desafios identificados pelo deputado do Grupo Parlamentar, no painel que debateu o “Serviço Regional de Saúde dos Açores: Que compromissos?”. À margem do debate, o deputado referiu também que “o compromisso para o nosso Serviço Regional de Saúde são ‘ganhos’ em Saúde, com níveis de qualidade, de equidade e de eficiência”. Dionísio Faria e Maia garante que para o PS/Açores, “esta é mais uma conquista da nossa Autonomia e que, para o bem de todos, estaremos na sua defesa”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO