Operação “Páscoa em Casa”

0
16

O Comando Territorial dos Açores realizou, no período de 9 a 13 de abril, no âmbito da operação “Páscoa em Casa”, diversas ações para incentivar os cidadãos a ficar em casa durante o período da pandemia COVID 19.

A iniciativa incluiu 24 ações de sensibilização, através de contactos telefónicos e presenciais junto de idosos, no sentido de os esclarecer acerca dos cuidados a ter para se protegerem da doença COVID19, e os procedimentos a adotarem em caso de necessidade. Esta ação permitiu também perceber o seu estado de saúde e a operacionalidade das linhas de apoio ao utente.

Foi ainda dado apoio à Polícia de Segurança Pública, com 80 militares, no controlo da circulação dos cidadãos nas deslocações entre concelhos na ilha de S. Miguel.

Foram efetuadas 115 ações de patrulhamento, controlos das marinas e portos na região, sendo controladas 2487 pessoas e 1932 viaturas, das quais se regista um acatamento no âmbito do dever especial de proteção e 135 acatamentos relacionados com o dever geral de recolhimento.

Paralelamente, foi ainda efetuado um conjunto de ações que visaram a prevenção, fiscalização e investigação de infrações tributárias e aduaneiras, a vigilância da costa e do mar territorial, a fiscalização das pescas e a proteção da natureza e do ambiente, entre outras. Neste período, foram registados os seguintes dados operacionais:

1.      Fiscalização geral: 14 autos de contraordenação, destacando-se:

·      Oito no âmbito da legislação da proteção da natureza e ambiente;

·      Três no âmbito da legislação sobre pescas.

2.      Trânsito: 01 auto de contraordenação.

 

Para mais informações contactar o Oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial dos Açores, major José Amaral – 925 486 476.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO