Parque Natural do Faial recebe “EDEN”

0
10

O Parque Natural do Faial, representa os Açores na exposição do Dia Europeu do Turismo, nos dias 27 e 28 de Setembro em Bruxelas onde recebe  o galardão “EDEN” – Destino Europeu de Excelência”.

No dia em que é também assinada a declaração de Bruxelas sobre a Rede Europeia de destinos de excelência para o turismo sustentável, e da qual o Parque Natural do Faial faz parte, Portugal vê-se assim, pela primeira vez, galardoado com este prémio europeu.

O acrónimo EDEN (European Destinations of Excellence) designa os Destinos Europeus de Excelência, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, que tem por objectivo fomentar modelos de desenvolvimento sustentável. Este projecto teve início em 2007 mas 2011 é o primeiro ano em que Portugal se associa.

Os destinos participantes devem demonstrar que desenvolveram um projecto sustentável e economicamente viável e que vá de encontro ao tema anual escolhido pelo EDEN, evidenciando os aspectos únicos que proporcionarão aos turistas uma experiência inolvidável.

Este ano tema escolhido é Tourism and regeneration of physical sites (Valorização Turística de Sítios) e visa dar destaque a destinos turísticos nacionais (não tradicionais) que tenham requalificado os seus sítios naturais ou o seu património local, convertendo-os em atracções turísticas que se constituam, por essa via, como catalisadores de uma maior dinamização local. Portugal associa-se pela primeira vez a esta iniciativa comunitária.

Recorde-se que o sucesso da candidatura do Parque Natural do Faial deveu-se ao facto de nele estarem integrados cinco centros de visitantes (Casa do Parque, Fábrica da Baleia, Jardim Botânico, Casa do Cantoneiro e Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos), sendo que todos resultam de recuperações de edifícios antigos. Também a inclusão de estações interpretativas e a recuperação de sete trilhos pedestres (Circuito do Monte da Guia, Perímetro da Caldeira, Descida da Caldeira, Levada, Capelo Capelinhos, Vulcão e Trilho do 10 Vulcões), bem como o melhoramento das zonas de contemplação, a elaboração de um guia do Parque Natural e ainda a existência de vários parceiros de animação turística e de hotelaria, conforme Tribuna das Ilhas já noticiou em edições anteriores.

A distinção EDEN ao Parque Natural do Faial permitirá manter e melhorar uma gestão do território, orientada para a conservação da diversidade bem como a utilização sustentável dos recursos naturais, de forma a potenciar o turismo e o bem-estar das populações. A inclusão deste destino na rede EDEN gerará um destino de referência para os Açores, trazendo como consequência um incremento na qualidade da oferta turística.