A direção regional da Pescas associou-se à Hunt Global para trazer a debate a igualdade de género, no seguimento do Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem.
A campanha “Pesca… é coisa de mulheres”, disponível em formato físico e digital, tem como personagem principal Lurdes Batista, “primeira mulher no setor das pescas e que a ele continua ligada há quase quatro décadas como presidente da ‘Associação Sete Mares’ e da ‘Associação Ilhas em Rede’”, explica a agência de comunicação em nota remetida às redações.
Para eles Lurdes é “um exemplo supremo de superação e a confirmação do triunfo da vontade e abnegação em prol da igualdade de género”, sublinham no mesmo documento.
A iniciativa tem por objetivo aumentar o número de políticas e medidas que promovam igualdade de direitos laborais.
Em jeito de contexto a empresa expõe: “Ao longo da história da humanidade, o caminho de combate às assimetrias e desigualdades de género tem sido paulatino, significativo mas ainda insuficiente para dar resposta às diversas necessidades, fragilidades e discrepâncias que as mulheres vão sentindo no que toca à equidade e paridade referentes aos direitos laborais. Esta tendência alastra-se um pouco por todo o mundo e os Açores não são exceção. E se essas assimetrias se verificam em vários setores, no mundo das pescas a tendência é ainda mais acentuada. As pescas são um setor habitualmente conexo a trabalhadores do sexo masculino e são poucos- apesar de em crescente número- os exemplos de mulheres que trabalham no mar”.
Trailer com depoimento de Lurdes Batista