O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, defendeu ontem, em São Jorge, uma maior aproximação dos Açores com os emigrantes da Diáspora no plano cultural e económico, através da criação de oportunidades que contribuam para o desenvolvimento da Região.
“Temos de continuar a construir pontes para aproximar mais os ilhéus de cá com os de lá”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa, na sua intervenção durante a Sessão Solene de Abertura da 34.ª Semana Cultural das Velas, que teve lugar ontem à noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho daquela Vila, em São Jorge.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano reiterou a disponibilidade da Região para receber “de braços abertos” os que partiram em busca de melhores condições de vida garantindo que os “Açores são hoje ilhas de oportunidades” em domínios como o mar, a terra, o espaço ou o turismo sustentável, de que a ilha de São Jorge “é um extraordinário exemplo”.
Indo ao encontro do tema escolhido para a edição deste ano da Semana Cultural das Velas, “Ser Ilhéu”, o Presidente Luís Garcia destacou a importância de “celebrar a açorianidade”, afirmando a “nossa essência” e a “nossa identidade”, através de “uma cultura rica e diversificada” plena de sabedoria e tradições.
“Ser ilhéu é também celebrar a nossa resistência e resiliência” perante os fenómenos adversos da natureza, destacou o Presidente da ALRAA, aproveitando o momento para enaltecer o trabalho desenvolvido pelas autoridades regionais e nacionais, e por toda comunidade jorgense durante a crise sismo-vulcânica de 2022.