“Vocês, jovens faialenses, são o presente e o futuro, na promoção de igualdade de género, mas também na construção da nossa ilha”. Foi com esta mensagem que o Presidente da Câmara Municipal da Horta se dirigiu aos alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga e da Escola Profissional da Horta, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
No Teatro Faialense, Carlos Ferreira começou por destacar a importância e o papel da ação no feminino, dirigindo-se à Vereadora Maria Antónia Dutra, às técnicas da Câmara Municipal da Horta, às professoras e às alunas das escolas presentes, salientando que “as mulheres conquistaram, por mérito próprio, espaços de liberdade e de afirmação nas sociedades evoluídas, mas há ainda muito a fazer”, afirmou, exemplificando com as áreas da violência doméstica, desigualdade salarial e mentalidade social.
“Apesar da evolução dos últimos anos, a nível jurídico e a nível de mentalidade social, os números de violência doméstica na nossa Região são dramáticos, em que, lamentavelmente, os Açores continuam a ter os índices de violência doméstica mais altos do país”, referiu o edil, aproveitando a oportunidade para deixar um alerta para a violência no namoro, que continua a ser um flagelo na nossa sociedade.
“Não permitam a violência no namoro. Não é saudável, não é aceitável e tem de ser eliminada na primeira vez que acontecer ou quando houver sequer a intenção da mesma. Não aceitem a violência no namoro entre os jovens”.
A nível de mentalidade social, o edil reconhece que “há espaço e necessidade de se continuar a trabalhar para criarmos verdadeiras condições de igualdade de oportunidades no acesso ao espaço público, na vida económica, na vida política e em todas as dimensões da sociedade. Está nas vossas mãos”.
Para o Presidente da Autarquia, os jovens têm um papel decisivo na construção da ilha, no orgulho que devemos ter na ilha do Faial e na valorização do trabalho e do mérito.
“Acredito que é o nosso o trabalho e o mérito que nos permitem ir mais longe, ultrapassar obstáculos, atingir lugares na sociedade para trabalhar em prol do bem comum. Por isso, sejam corajosos, ousados, trabalhadores e responsáveis. Assumam já o vosso papel, presente e futuro, e promovam o orgulho nesta belíssima ilha azul, que herdámos e que temos o dever de preservar e melhorar”, afirmou Carlos Ferreira, reiterando também a importância de se avançar com os investimentos fundamenais para o concelho.
No evento promovido pelo Município, foi exibido o filme “A Fotógrafa do Vulcão”, de Mar Navarro Llombart, que conta a história de Ilda Rebelo, a primeira mulher a fotografar a erupção do Vulcão dos Capelinhos.