Presidente da Câmara destaca relevância da diáspora faialense e açoriana

0
66
blank

O Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a importância das comunidades faialenses e açorianas da diáspora, na apresentação do livro “Migrações de retorno no contexto insular açoriano: o regresso voluntário à região de origem. A experiência faialense”, da autoria de Filipa Couchinho.

Relembrando os acordos de geminação assinados com as cidades norte-americanas de New Bedford, em 1972, e Fremont em 1987; e brasileiras de Porto Alegre, em 2012 e muito brevemente Gravataí, Carlos Ferreira evidenciou a importância que o Município dá aos seus emigrantes e à história da emigração faialense.

“O Município acolhe todos quantos retornam à sua terra e releva da maior importância todos os que se fixam na ilha, também eles muitas das vezes migrantes, contribuindo de forma relevante para o progresso e crescimento da economia local e para o enriquecimento cultural da nossa comunidade”, destacou o autarca.

Deixando uma palavra de reconhecimento e a gratidão à autora do livro, o edil afirmou, na sessão de apresentação no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que “este livro deve promover a reflexão que nos merece esta matéria, no sentido de se compreender os movimentos migratórios faialenses, no tempo e no espaço, compreendendo de igual forma as diversas circunstâncias que enformam o retorno dos cidadãos em direção à sua pátria e às raízes familiares e históricas”.

Esta edição, da responsabilidade da Editora Letras Lavadas, contou com o apoio do Município da Horta, Governo dos Açores, Núcleo Cultural da Horta e Junta de Freguesia da Conceição, e foi apresentada pela ex-Diretora Regional das Comunidades, Dra. Alzira Silva.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!