Programa ESTAGIAR regista o maior número de jovens estagiários de sempre

0
17
DR
DR

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego destaca a forte adesão de jovens e empresas na fase de candidaturas do passado mês de outubro, que registou o número mais elevado de admissões de jovens Açorianos no programa ESTAGIAR.

Mais de 1.000 jovens açorianos que concluíram a sua formação recentemente estão a desenvolver o seu percurso profissional no âmbito do programa Estagiar L e T, cujo período de candidaturas decorreu ao longo do mês de agosto de 2021.

Por outro lado, a fase de outubro, relativamente aos últimos três anos, foi a que registou o maior número de admissões no setor privado em detrimento da Administração Pública Regional, tendo aquele setor registado 634 vagas, correspondendo a 61,3% do total das vagas solicitadas pelas entidades privadas.

No que diz respeito à Administração Pública Regional, verificou-se a admissão de 142 jovens, o que significa que na totalidade das vagas solicitadas, apenas 13,7% corresponde ao setor público.

Considerando que o programa ESTAGIAR tem um papel preponderante no combate ao desemprego jovem e sua consequente integração no mercado laboral, o XIII Governo dos Açores irá proceder, no próximo ano, à sua reestruturação introduzindo a proteção social e, assim, intensificando, a colocação no setor privado, diferenciando a duração dos estágios.

A medida permite aos jovens o acesso a um maior conhecimento das empresas e organizações da Região, bem como o reforço da competitividade e um rejuvenescimento dos recursos humanos do tecido empresarial açoriano.

Entretanto, a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, está a promover, até ao dia 30 de novembro, um período de candidaturas ao Estagiar L e Estagiar T, cujos estágios terão início em janeiro de 2022.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO